Bahia vem retomando a posição de excelência na produção de cafés especiais

27 de janeiro de 2010 | Sem comentários Cafés Especiais Produção
Por: 27/01/2010 10:01:47 - Apucarana Notícias

A baixa remuneração do cafeicultor, resultante de fatores diversos, como câmbio valorizado e preços achatados no mercado internacional, será um dos temas centrais do 11º Simpósio Nacional do Agronegócio café (Agrocafé), que este ano vem com o sugestivo título “café: um gigante na corda bamba”. O simpósio acontecerá de 08 a 10 de março, no Hotel Pestana, em Salvador, com a participação de grandes nomes do agronegócio do país, entre pesquisadores, produtores, representantes do comércio, indústria, Governos e políticos, dentre os quais, a senadora Kátia Abreu, presidente da Confederação Nacional da Agricultura (CNA), que abrirá a programação. Cerca de 600 participantes são esperados.


Durante os três dias de Simpósio, haverá palestras, cursos e apresentações de trabalhos científicos. Em paralelo, estará montada a Feira do café, com exposição de produtos, serviços e equipamentos, além de espaços para degustação dos melhores cafés da Bahia e do Brasil. A programação inclui ainda o Fórum de Secretários de Agricultura do Brasil. O Agrocafé, um dos mais importantes acontecimentos do calendário da cafeicultura nacional, é promovido pela Associação dos Produtores de café da Bahia (Assocafé), Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba), Federação da Agricultura e Pecuária do Estado da Bahia (Faeb), Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e Centro de Comércio de café da Bahia.


“Vamos analisar os problemas que estão desestimulando o plantio de café no Brasil e pensar juntos maneiras de reverter este quadro. Não se concebe que hoje existam 57 países produtores ganhando dinheiro e o Brasil não faça parte desta lista”, diz o presidente da Assocafé, João Lopes Araujo. Por isso, explica João Lopes, além dos problemas da cafeicultura, o Simpósio tratará também de temas como pesquisa científica, qualidade, iniciativas para incentivo do consumo, empreendedorismo, gestão profissional nas propriedades e exportação.


A abertura está marcada para as 10h do dia 08 de março, com a palestra “Os grandes desafios do campo brasileiro”, a ser ministrada pela senadora Kátia Abreu.
 

Mais Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.