A fase final do concurso de qualidade será dias 27 e 28, em Salvador, com exame de 84 amostras
Quinta e sexta-feira próximas, dias 27 e 28, dez degustadores reconhecidos internacionalmente estarão escolhendo os 30 melhores cafés – de um total de 84 classificados – que serão premiados no 4º Concurso de Qualidade Cafés da Bahia. As provas acontecerão das 8 às 12 horas e das 14 às 18 horas, no salão de eventos do Hotel Catussaba, em Salvador.
Para a classificação dos 84 semifinalistas, foram avaliadas 160 amostras de cafés finos, no começo do mês, em Vitória da Conquista, de produtores de 90 municípios. Oito degustadores avaliaram as amostras, no Laboratório de Classificação de Café da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb), pontuando bebida limpa, doçura, acidez, corpo, sabor e gosto remanescente, com graduação de zero a 10.
Na fase final, em Salvador, serão avaliadas amostras que receberam nota acima de 8, quando cada um dos classificadores provará seis xícaras das amostras selecionadas na etapa de Vitória da Conquista. Os dois primeiros colocados já estão classificados como os melhores do Brasil no Concurso Nacional feito pela Associação Brasileira da Indústria do Café (Abic). No dia 29 serão conhecidos os vencedores, que receberão R$ 45 mil em prêmios, além de troféus, medalhas e garantia de venda das sacas pelo preço da Bolsa de Mercadorias e Futuros.
REGIÕES – A Bahia tem três regiões distintas de produção consolidada de cafés: a do Planalto de Conquista, com o tradicional Café Arábica; a litorânea, no extremo sul, com predominância do Café Robusta (Coffea canephora var. Conillon) e a oeste, também produtora de Café Arábica, região de cerrado com irrigação, onde tem se instalado expressivo número de empresas com alta tecnologia para café irrigado.
No concurso da Abic do ano passado, quatro produtores baianos ficaram entre dez finalistas – o segundo colocado e o melhor café natural. No concurso da BSCA (sigla em inglês para Associação de Café Especial do Brasil), com a presença de 35 degustadores do mundo inteiro, foram eleitas 36 amostras – seis da Bahia. Na Grécia, o Estado ficou entre os finalistas e no da italiana Illy Café, uma marca baiana ficou entre os primeiros.
SAIBA MAIS
Estes são os municípios e o número de fazendas produtoras de café que concorrem à fase final do concurso: Piatã (35), Barra do Choça (20), Bonito (7), Planalto (4), Encruzilhada (4), Mucugê (3), Poções (2), Vitória da Conquista (2), São Desidério (2), Ituaçu (1), Brejões (1), Ibicoara (1), Iraquara (1) e Morro do Chapéu (1).