Apesar da crise nos Estados Unidos, nem tudo está perdido por lá. Um dos setores menos afetados é o de alimentos e foi por isso que a Baggio Coffees, empresa centenária no cultivo de grãos de café, resolveu investir naquele mercado.
Em abril, seus principais executivos passaram cerca de duas semanas no país conhecendo melhor o perfil dos consumidores e pesquisando novas técnicas. A expedição começou em Virgínia num depósito que armazena grãos verde da marca e seguiu para uma pequena torrefação na mesma cidade. “Trocamos várias idéias sobre formas de torrefação, fizemos degustações, classificações e definimos alguns blends especiais para atender os clientes norte-americanos”, explica o diretor industrial da Baggio Coffees, Clodoaldo Iglezia.
Entre os dias 16 e 19, a empresa expôs seus produtos na Specialty Coffee, feira internacional que reuniu cafés de todas as partes do mundo em Atlanta. O evento foi importante no sentido de angariar novos negócios e também para conhecer todas as novidades que englobam o universo do café. “Visitamos estandes de máquinas que vão desde a torrefação, passando pela cafeteria e até as voltadas ao consumidor final. Além disso, pesquisamos sobre novas embalagens, formas de preparo e até nos inspiramos a desenvolver novos aromas”, antecipa a diretora comercial, Liana Baggio Ometto.
Os cafés aromatizados já são uma marca registrada da Baggio Coffees no Brasil. A idéia veio justamente das visitas feitas periodicamente aos Estados Unidos. Atualmente a empresa conta com uma linha de quatro sabores: Chocolate com menta, Amaretto, Caramelo e Limão. Recentemente foi desenvolvido um café aromatizado de Açaí, ainda exclusivo para os consumidores norte-americanos. “Felizmente este sabor está contagiando os americanos porque leva a eles um pouquinho do Brasil”, comemora Liana.
A experiência com este tipo de café tem sido tão produtiva que a empresa já trabalha com a hipótese de lançar mais dois aromas focados no paladar dos norte-americanos. “Os sabores ainda estão sendo mantidos em segredo porque estamos em fase de testes, mas acreditamos que também farão sucesso”, acredita Iglezia.
Com tantos investimentos, a expectativa da Baggio Coffees é intensificar cada vez mais suas relações comerciais com os Estados Unidos. “O Brasil sempre teve fama de exportar um café comum, mas agora sentimos que os americanos estão à procura de cafés com melhor qualidade, os gourmet. É justamente aí que a Baggio Coffees quer atuar”, conclui Liana.
Apesar da crise nos Estados Unidos, nem tudo está perdido por lá. Um dos setores menos afetados é o de alimentos e foi por isso que a Baggio Coffees, empresa centenária no cultivo de grãos de café, resolveu investir naquele mercado.
Em abril, seus principais executivos passaram cerca de duas semanas no país conhecendo melhor o perfil dos consumidores e pesquisando novas técnicas. A expedição começou em Virgínia num depósito que armazena grãos verde da marca e seguiu para uma pequena torrefação na mesma cidade. “Trocamos várias idéias sobre formas de torrefação, fizemos degustações, classificações e definimos alguns blends especiais para atender os clientes norte-americanos”, explica o diretor industrial da Baggio Coffees, Clodoaldo Iglezia.
Entre os dias 16 e 19, a empresa expôs seus produtos na Specialty Coffee, feira internacional que reuniu cafés de todas as partes do mundo em Atlanta. O evento foi importante no sentido de angariar novos negócios e também para conhecer todas as novidades que englobam o universo do café. “Visitamos estandes de máquinas que vão desde a torrefação, passando pela cafeteria e até as voltadas ao consumidor final. Além disso, pesquisamos sobre novas embalagens, formas de preparo e até nos inspiramos a desenvolver novos aromas”, antecipa a diretora comercial, Liana Baggio Ometto.
Os cafés aromatizados já são uma marca registrada da Baggio Coffees no Brasil. A idéia veio justamente das visitas feitas periodicamente aos Estados Unidos. Atualmente a empresa conta com uma linha de quatro sabores: Chocolate com menta, Amaretto, Caramelo e Limão. Recentemente foi desenvolvido um café aromatizado de Açaí, ainda exclusivo para os consumidores norte-americanos. “Felizmente este sabor está contagiando os americanos porque leva a eles um pouquinho do Brasil”, comemora Liana.
A experiência com este tipo de café tem sido tão produtiva que a empresa já trabalha com a hipótese de lançar mais dois aromas focados no paladar dos norte-americanos. “Os sabores ainda estão sendo mantidos em segredo porque estamos em fase de testes, mas acreditamos que também farão sucesso”, acredita Iglezia.
Com tantos investimentos, a expectativa da Baggio Coffees é intensificar cada vez mais suas relações comerciais com os Estados Unidos. “O Brasil sempre teve fama de exportar um café comum, mas agora sentimos que os americanos estão à procura de cafés com melhor qualidade, os gourmet. É justamente aí que a Baggio Coffees quer atuar”, conclui Liana.