Crise econômica representa pouco impacto sobre a empresa de café gourmet
São Paulo. 10 de fevereiro de 2009 – Criada em 2006 por Liana Baggio Ometto, a Baggio Coffees, segmento de torrefação de café gourmet da família Baggio, registrou um crescimento de 139,39% em 2008. Os números demonstram o potencial de expansão do negócio mesmo em meio a uma das maiores crises econômicas dos últimos tempos.
Em novembro, mês bastante impactado pela turbulência financeira, a empresa registrou um aumento de 27,54% no faturamento em relação a outubro. “Felizmente nossos números estão nos deixando mais otimistas para enfrentar esse período difícil”, afirma Liana Baggio Ometto, diretora da empresa.
No primeiro semestre de 2008, a empresa registrou uma expansão de 145% em relação ao mesmo período em 2007. O segundo semestre atingiu a marca de 93%. “Tradicionalmente as empresas cafeeiras acumulam melhores resultados no primeiro semestre pelo fato de o clima frio elevar o consumo de café. Portanto, crescer 93% no segundo semestre justo em meio a uma crise financeira foi algo muito relevante para nós”.
E as previsões para 2009 seguem otimistas. Segundo a Abic – Associação Brasileira das Indústrias de Café a produção e consumo de café deve crescer em torno 5% no país. Pesquisas realizadas pela própria instituição apontam que 97% dos entrevistados acima de 15 anos vão continuar consumindo o produto normalmente neste ano.
Em grande parte, esse fato se deve ao antigo hábito brasileiro de tomar café. “Mesmo em período de crises, dificilmente esse hábito será abandonado”, acredita Liana. “A grande questão é que nosso produto é mais sofisticado e não sabemos medir o quanto o mercado de cafés especiais poderá sofrer com a crise”, acrescenta.
Neste cenário conturbado e incerto, a expectativa da Baggio Coffees é crescer em 2009 perto da margem de 40% em relação a 2008. “Se estivéssemos num período mais tranquilo economicamente, certamente poderíamos dizer algo em torno de 60%. No entanto, a situação exige cautela”, destaca.
A princípio os investimentos serão mantidos. “Estamos investindo cerca de 40% do faturamento em suporte de vendas, pós venda e marketing. Além disso, investimos muito na busca de parceiros em outros estados a fim de construir relações sólidas e de comprometimento com a marca. Certamente a crise irá passar e quando isso acontecer, teremos de estar muito bem preparados para atender a demanda desse mercado que é crescente”, conclui Liana.
Sobre a Baggio Coffees:
(19) 3544 3084
A Baggio Coffees orgulha-se de oferecer um café que além de corpo, tem alma. Um café produzido por pessoas apaixonadas pela terra e que há 126 anos chegaram da Itália de carteira vazia, mas com o coração e a mente cheios de sonhos e uma fé que move montanhas. Hoje, já na quarta geração, o empenho e a dedicação para fazer o melhor café vai desde a semente até a xícara. E o resultado é uma bebida de características excepcionais.
Os cafés Baggio, como são internacionalmente conhecidos, são produzidos nas melhores regiões para plantio de cafés especiais: Alta Mogiana e sul de Minas. As fazendas da família funcionam como uma linha de montagem, onde a natureza é mantida e preservada, e todo o processo – desde a semente até a torra – passa por um rigoroso controle para que não haja desperdícios e perda de qualidade dos grãos.
No intuito de diversificar os sabores do bom café, a Baggio criou também a linha Baggio Aromas, que une grãos de excelente qualidade a aromas deliciosos, como Chocolate com menta, Amaretto, Caramelo e Limão. A Baggio Coffees orgulha-se de oferecer seus cafés a um público que aprecia e valoriza a qualidade e a tradição de um excelente café.