28ª Exposição Agropecuária segue até domingo (11), e conta com quatro leilões e um público superior a 100 mil pessoas
09/07/2010 14:07:00 – Tendências e Mercado
Iniciado no dia 4 desse mês, a 28ª Exposição Agropecuária de Barreiras, interior da Bahia, deve alcançar mais de R$ 20 milhões em negócios, incluindo quatro leilões, e um público superior a 100 mil até seu encerramento no próximo domingo (11), no parque de exposições Engenheiro Geraldo Rocha.
A Feira, que tem como objetivo fortalecer o setor agropecuário, fomentar a geração de negócios e aprimorar o sistema produtivo da região, recebe nessa sexta (9) a Secretaria Estadual da Agricultura (Seagri), que apoia e participa do evento, para atender agricultores familiares, produtores e líderes da agropecuária do município e região em seu estande institucional.
No evento, organizado pela prefeitura Barreiras e a Associação dos Criadores de Gado do Oeste da Bahia (Acrioeste), a Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA) esclarece dúvidas e orientações específicas, além apresenta seus principais projetos.
Dentre os programas da EBDA, serão apresentados projetos voltados para o biodiesel (mudas e sementes), café (mudas de variedades promissoras), fruticultura (mudas de diversas frutíferas da região), bovinocultura/ovinocaprinocultura (curso de laticínios com produção de queijos e iogurtes, homeopatia e alimentação animal), mandioca (demonstração do seu uso na alimentação humana), alho, algodão colorido e grãos (soja, feijão e milho).
A EBDA ainda aproveitará para demonstrar como vem desenvolvendo as cadeias produtivas da agricultura regional, bem como a preocupação com a preservação do meio ambiente e com a agricultura familiar.
Já a Bahia Pesca realiza o curso de Técnicas de Beneficiamento, Processamento e Culinária de Pescado, ministrado pelo técnico José Prazeres, na sexta e sábado, das 14h às 18h.
Algodão orgânico
No município de Ouriçangas, centro sul baiano, a Gerência de Barreiras desenvolve um trabalho de incentivo à produção de algodão tanto orgânico como convencional. E será realizada uma reunião visando o aumento da área de produção, na região, para 50 hectares.
Trabalhos como este estão fazendo a diferença para o agricultor familiar da região, que passa a ter alternativas de renda, além das culturas alimentares, tradicionalmente plantadas. Este e outros trabalhos são mostrados pela empresa, na exposição.