fonte: Cepea

Aversão a risco derruba bolsas da Ásia antes de cúpula da EU

As bolsas de valores asiáticas fecharam em baixa nesta quinta-feira, com investidores hesitando em assumir riscos antes da cúpula de líderes da União Europeia no domingo.
O primeiro-ministro, George Papandreou, fez um apelo por apoio antes da cúpula da União Europeia no domingo, onde líderes devem definir os contornos de um novo plano de resgate destinado a evitar a falência da Grécia e impedir que a crise se espalhe para outros países da zona euro.

O euro se depreciou no pregão da Ásia diante da dificuldade das autoridades europeias em chegar a um consenso sobre a crise de dívida da região. Enquanto isso, preocupações sobre a economia global prejudicaram metais industriais, como o cobre, e moedas ligadas a commodities, como o dólar australiano.

O índice MSCI das ações da região Ásia-Pacífico com exceção do Japão caía 2,46 por cento, com declínios liderados pelos setores de recursos naturais e energia.

O mercado da Austrália tombou 1,63 por cento, para o menor nível das últimas duas semanas, com desvalorização nas ações das companhias mineradoras depois que os preços do cobre e do ouro caíram. Em Tóquio, o índice japonês Nikkei recuou 1,03 por cento.

“Isso é principalmente uma reação à crise da zona do euro e uma correção depois do fim da retomada recente”, disse Zhao Kai, analista da Jinrui Futures.

O presidente da França, Nicolas Sarkozy, alimentou preocupações sobre o
progresso na UE, dizendo que os planos para combater a crise da zona do euro
estagnaram, com Paris e Berlim divergindo sobre como aumentar o poder de fogo
do fundo de resgate do bloco.

O índice de Seul encerrou em baixa de 2,74 por cento. O mercado retrocedeu 1,78
por cento em Hong Kong e a bolsa de Taiwan perdeu 1,48 por cento, enquanto o
índice referencial de Xangai caiu 1,94 por cento. Cingapura teve declínio de 0,96
por cento. (Estado de S.Paulo)

Mais Notícias

Deixe um comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.