Empreendimento ocupará a área da antiga Estação Ferroviária do Distrito do Pirapó
Começam na próxima de semana as obras de revitalização da Estação Ferroviária do Pirapó, onde será implantado o Museu do Café de Apucarana. No local, serão investidos R$ 461.584,94 em verbas do Ministério do Turismo e contrapartida municipal.
Ao autorizar o início das obras, o prefeito Valter Pegorer (PMDB) lembrou que as verbas federais foram viabilizadas pelos deputados federais Moacir Michelleto e Rodrigo Rocha Loures, através de emendas orçamentárias.
Pegorer explica que o Distrito de Pirapó foi escolhido para a instalação do Museu do Café pela tradição, pela qualidade, quantidade, tecnologia e empenho do seu povo. “Estamos dando respostas aos sonhos da população. Lá existe uma estação desativada e que deverá abrigar uma grande obra, que será um ponto de referência e que vem somar a tradição dos cafeicultores e moradores do Distrito e de Apucarana”, acrescentou.
A arquiteta Lara Torres, diretora-presidente do Instituto de Desenvolvimento, Pesquisa e Planejamento de Apucarana (Idepplan), explicou que o Projeto do Museu do Café consiste na revitalização do conjunto arquitetônico da Estação Ferroviária do Pirapó. “A obra consiste na reforma de três residências existentes no local, onde serão adequadas ao uso do Museu, Casa de Costumes/Pioneiros e Casa do Artesanato, respectivamente”.