17/08/07 – A Glória Jean´s Coffees, rede de lojas de café australiana que apresenta um dos maiores crescimentos mundiais no setor, anunciou esta semana que aumentará a compra de café de propriedades certificadas pela Rede de Agricultura Sustentável (RAS) em até 1.700 toneladas ao ano (28.000 sacas).
Segundo Sabrina Vigilante, gerente de mercados da Rainforest Alliance – Secretaria da RAS -, o anúncio da Gloria Jean´s demonstra o compromisso da companhia com a produção sustentável. “Eu tenho visto um interesse crescente tanto das empresas quanto dos consumidores australianos em comprar café certificado. Eles entendem que assim podem trazer importantes benefícios sociais e ambientais aos produtores de café.”
No Brasil, a certificação da Rede de Agricultura Sustentável, conduzida exclusivamente pelo Imaflora (Instituto de Manejo e Certificação Florestal e Agrícola), tem aumentado de maneira significativa nos ultimos anos. Após a primeira fazenda ser certificada em 2003, o programa expandiu fortemente para as principais regiões cafeeiras do Brasil, alcançando 29 empreendimentos certificados.
O apoio do GEF (Fundo Mundial para o Meio Ambiente) tem favorecido o aumento da demanda mundial de café certificado e encorajado produtores a implementarem boas práticas de produção agrícola e conservação da biodiversidade.
A compra anunciada pela Gloria Jean’s implica um aumento de mais de 700 por cento frente aos 204 toneladas de café certificado vendidos em 2006. Além disso, a empresa informou que manterá seu compromisso com a certificação e aumentará a compra de plantações certificadas até 80% nos próximos 3 anos, o que significa, aproximadamente, 2.500 toneladas anuais.
“Nos alegra firmar este compromisso e liderar sua presença no mercado australiano e nos outros 50 mercados internacionais nos quais possuem franquias Gloria Jean’s Coffees”, afirmou Nabi Saleh, presidente da Glória Jean´s Coffees.
“Acreditamos sinceramente na missão e no método utilizado pela Rede de Agricultura Sustentável para proteger os ecossistemas, as pessoas e a vida selvagem que depende deles. Essa relação está compatível com nossa estratégia de construir um negócio responsável e que contribua com o benefício aos produtores, ao meio ambiente e aos consumidores.”
Gloria Jean’s Coffees iniciou o contato com a Rede de Agricultura Sustentável através da Rainforest Alliance, em 2004. Em abril de 2005, comprou e torrou suas primeiras sacas de café de propriedades certificadas. Em 2006, a empresa adquiriu cerca de 18% dos grãos em plantações certificadas. Atualmente, Gloria Jean’s compra café de propriedades certificadas na Nicaragua, no Brasil, na Colômbia e na Costa Rica, utilizando 18 blends diferentes. Além disso, até 2008, todo café expresso vendido nas lojas da cadeia em todo o mundo será elaborado com café de propriedades certificadas.
As propriedades de café conquistam a certificação quando cumprem uma série de padrões ambientais, sociais e econômicos. Para isso, realizam o manejo sustentável da propriedade que inclui a conservação dos ecosistemas, a proteção à vida selvagem, o respeito aos trabalhadores, provendo assistência médica e educação para as crianças e para os adolescentes, entre outros critérios. As Normas utilizadas para a certificação são desenvolvidas pela Rede de Agricultura Sustentável, uma coalização de organizações conservacionistas, independentes e sem fins lucrativos, que promovem a conservação ambiental, a melhoria nas condições de vida dos trabalhadores rurais e o desenvolvimento da região onde a propriedade está inserida.
Grandes empresas como a Gloria Jean’s Coffees estão cada vez mais interesadas em tomar decisões mais responsáveis dentro de sua cadeia de fornecedores e em preferir café certificado. No inicio do ano, o McDonald’s do Reino Unido começou a oferecer café 100% certificado pela Rede de Agricultura Sustentável em todos seus restaurantes, tanto no Reino Unido como na Irlanda e planeja, ao longo desse ano, estender seu compromisso aos estabelecimentos do resto da Europa. Ainda nesse ano, os hotéis Holiday Inn nos Estados Unidos começaram a oferecer um blend de grãos com cafés certificados.
Outras empresas oferecem café certificado como a Kraft Foods, Caribou Coffee, First Choice, Procter and Gamble, Tchibo, Lavazza, Royal Cup y Bolling Coffee. No Brasil, Villa Borghesi, Ghini Café e Marques de Paiva, Afrika, Reserva Carmelo, Sabor do Cerrado, Madame D Orvilliers, Cafeera, são marcas que já possuem a certificação da Rede de Agricultura Sustentável.
Gloria Jean’s Coffees é uma marca mundial de café com mais de 765 lojas em 25 países. Desde 2004 os direitos da marca estão estabelecidos na Austrália. Gloria Jean’s Coffees adquire somente os mais finos grãos arábicas que são torrados em instalações em Sydney (Australia) e transportados para as lojas de todo o mundo. Para mais informações, visite www.gloriajeanscoffees.com
O Imaflora (Instituto de Manejo e Certificação Florestal e Agrícola) é uma organização sem fins lucrativos que trabalha para promover a conservação dos recursos naturais e a melhoria na qualidade de vida das pessoas, estimulando o uso adequado das florestas e das áreas agrícolas. Para mais informações, visite www.imaflora.org
A Rainforest Alliance trabalha para conservar a biodiversidade e assegurar os meios de vida sustentáveis, mediante a transformação de práticas de uso do solo, das práticas empresariais e o comportamento do consumidor. Para mais informações, visite www.rainforest-alliance.org
Contato:
Priscila Mantelatto
Coord. de Comunicação do Imaflora
(19) 3414-4015 Ramal 230
priscila@imaflora.org
www.imaflora.org