VEVEY, Suíça (Reuters) – A Nestlé, maior produtora de alimentos do mundo, divulgou nesta quinta-feira aumento de lucro acima do esperado, de 4,8 por cento nas vendas em nove meses, enquanto lida com o repasse do aumento de custos aos consumidores e em meio a alertas negativos de suas rivais. Nos primeiros nove meses do ano, as vendas da companhia cresceram para 67,7 bilhões de francos suíços (52,12 bilhões de dólares), contra 64,6 bilhões de francos no ano anterior. Quinze analistas consultados pela Reuters, esperavam em média vendas de 66,9 bilhões de francos suíços. A fabricante do café Nescafé e da ração Purina declarou que estava confiante em alcançar meta de crescimento de 5 a 6 por cento nas vendas –referência de vendas que desconsidera a moeda e aquisições– e melhoria constante nas margens monetárias. A Nestlé elevou os preços em 2 por cento nos primeiros nove meses de 2005, ajudando a empresa a superar os altos preços das matérias-primas e do petróleo, que tornaram embalagens e tranportes mais caros. As grandes rivais Kraft e Danone deixaram os mercados instáveis na quarta-feira, com projeções desapontantes para o ano, enquanto a Cadbury Schweppes alertou no começo do mês que não deveria atingir suas metas de margens para 2005. Porém, o presidente executivo da Nestlé Peter Bradeck disse nesta quinta-feira que via a pressão nos preços das matérias-primas diminuindo no próximo ano, aumentando a confiança de que a empresa irá superar seu alvo de vendas novamente em 2006. “Estou novamente confiante de que seremos capazes de alcançar nossa meta de longo prazo de avanço de 5 a 6 por cento das vendas no ano que vem”, destacou.