Reportagem de Chris Mercer para o site Foodanddrinkeurope.com informou que os smoothies deverão ganhar cada vez mais espaço no mercado de bebidas do Reino Unido, mostrando uma tendência de crescimento no setor de fast food saudável.
O smoothie é uma bebida feita de ingredientes naturais, normalmente frutas e sucos, ou com outros sabores, como chocolate, manteiga de amendoim e até chá verde. Utiliza-se também frutas geladas ou congeladas em sua confecção para se tornarem bebidas parcialmente congeladas. São semelhantes aos milkshakes, uma vez que têm uma consistência mais grossa do que os sucos. Algumas receitas usam iogurte ou mel juntamente com frutas.
Os britânicos consumiram 34 milhões de litros de smoothies em 2006, comparado com somente 6,3 milhões em 2001, e o consumo deverá quase triplicar novamente nos próximos cinco anos, de acordo com novos dados do grupo de pesquisa, Mintel.
Acredita-se que os smoothies evoluíram de seu status de nicho para se tornar a primeira história de sucesso de bebidas do Século XXI, abrindo novas oportunidades para processadores e varejistas. Os bares de smoothies vêm aumentando como parte de uma medida para fornecer aos consumidores um fast food saudável. Além disso, a bebida é uma alternativa prática para a nova geração britânica que “trabalha muito e se diverte muito” – as pessoas com menos de 34 anos são as que mais freqüentam esses bares, disse a Mintel.
“Uma dieta saudável e, em particular, a campanha para consumir cinco porções diárias de frutas e vegetais, têm sido forças direcionadoras por trás das contínuas taxas de excepcional crescimento”, disse a analista sênior da Mintel, Vivianne Ihekweazu.
Várias empresas competidoras deverão surgir nos próximos anos. Além disso, os bares de smoothies também enfrentam a competição das cafeterias e lanchonetes já estabelecidas, que começaram a adicionar smoothies em seus menus.
Diante da competição, a Crussh Juice Bars, maior rede de bares nesse segmento no Reino Unido, está tentando se diferenciar enfatizando seu uso de ingredientes naturais, incluindo frutas não pasteurizadas, e citando preocupações éticas com alguns produtos orgânicos e café de comércio justo. O grupo também permite que os consumidores adicionem ingredientes extras por 50 pêni (98,79 centavos de dólar), que incluem vitamina C, Aloe Vera, ginseng, gengibre e até pólen.
Os smoothies funcionais contendo ingredientes como esses podem ajudar a agregar valor ao mercado. Eles representaram somente 11% do valor do setor, mas cresceram mais de 2000% desde 2001.
Em 25/01/07 – 1 Libra Esterlina = US$1,97597
0,50608 Libra Esterlina = US$ 1 (Fonte: Oanda.com)