Aconteceu, na data de ontem a Audiência Pública Conjunta na Câmara dos Deputados, em Brasília, com o objetivo de discutir e buscar soluções para os problemas da cafeicultura nacional. O Plenário 4, da Câmara dos Deputados, está pequeno para as cerca de duas mil pessoas que participam da audiência e muitos acompanham as explanações das autoridades do lado de fora do Plenário.
Além de cafeicultores (uniformizados de preto e com nariz de palhaço) de Três Pontas, Varginha, São Sebastião do Paraíso, Altinópolis e Franca, vários deputados federais e estaduais, vereadores e presidentes de Cooperativas. A prefeita de Três Pontas, Luciana Mendonça, também está presente. Faixas e panfletos do Movimento SOS Cafeicultura também fazem parte do protesto.
Gilson Bittencourt e Gerardo Fonteles são os representantes dos ministros da Fazenda e da Agricultura, respectivamente. Até o momento, já se posicionaram na audiência o presidente do Conselho Nacional do Café, Gilson Ximenes, e o vice-presidente de Agronegócios do Banco do Brasil, Luis Carlos Guedes Pinto.
De acordo com Eduardo Chaves, um dos organizadores do Movimento SOS Cafeicultura, que se encontra em Brasília, a audiência está um pouco morosa, mas espera que “efetivamente as soluções comecem a surgir”.