NEWSCAFEICULTURA – O Sincal que é Associação Nacional dos Sindicatos Rurais das Regiões Produtoras de Café e Leite, acaba de encaminhar um alerta para a destruição de lavouras cafeeiras no sul de Minas pelo ataque de lagartas.
Vejam o alerta do Sincal, Lagarta Nos Cafezais, estamos presenciando ataques alarmantes de lagartas nos cafezais do Sul de Minas. Trata-se de uma Lagarta denominada cientificamente de: eacles imperiallis magnifica, a qual possui hábitos noturnos e a fêmea, uma mariposa, de coloração amarelada, com manchas negras na parte dorsal, além, de uma listra de coloração lilás sobre as asas.
Clique para ampliar
Lagarta denominada cientificamente de: eacles imperiallis magnifica
As mariposas colocam até 150 ovos sempre na superfície superior das folhas, e o período de incubação na faixa de 6 a 12 dias. Após a eclosão, as lagartas começam a devorar as folhas, e ficam nesse estádio, de 30 á 37 dias. Após esse período, tornam-se fase de crisálida, com duração de até 40 dias, repousando na superfície do solo.
Os cafeicultores precisam atentar ao fato da voracidade de tal praga e combatê-la na fase jovem de lagarta, nos primeiros instares. Os produtos testados com bons resultados foram os piretróides, principalmente a Deltametrina e, quando aplicado, no período noturno, para atingir a lagarta por contato.
Dentre os diversos aspectos que levam a incidência da referida praga, destaca-se o desequilíbrio ecológico, pelo uso irracional de inseticidas. As informações partem de Armando Matielli Eng. Agrônomo com MBA na FGV, Cafeicultor e Sindicalista e é Presidente Executivo da SINCAL Associação Nacional dos Sindicatos Rurais das Regiões Produtoras de Café e Leite.