Fazendas de café selecionadas dispõem de lotes especiais e exclusivos, que, às vezes, dão apenas uma prova
Por Globo Rural
A Nescafé, a primeira marca de café do grupo suíço Nestlé, lançou hoje um clube de assinaturas de cafés especiais, chamado Nomad. Ao todo, os assinantes receberão 72 cafés de alta qualidade, distribuídos em 12 sachês do grão moído por mês, com detalhes sobre a procedência e o modo ideal de preparo, além de ter acesso a 72 videoaulas guiadas por um barista.
A aposta da marca é se aprofundar no mercado gourmet e fazer uma “primeira temporada” de testes com os consumidores que, por sua vez, darão respostas sobre a assinatura, a qual pode virar tendência da marca e atrair produtores de café de todo país que possuam um lote especial.
Além disso, a plataforma digital do clube oferece informações sobre a produção de café e uma imersão na cultura que envolve a bebida, o que a marca da Nestlé considera uma possibilidade de “democratizar” o acesso a grãos de qualidade.
O projeto nasce em meio a uma mudança no comportamento do brasileiro em relação ao consumo da bebida. De acordo com pesquisa interna da Nestlé, 50% dos lares do país consomem hoje apenas um tipo de café, mas o consumidor está cada vez mais disposto a experimentar versões de máxima qualidade, os chamados cafés especiais.
De acordo com a Nescafé, este formato de assinatura é inédito no Brasil porque disponibiliza informações sobre o solo onde é cultivado o café e suas características ímpares, o terroir, além de passar por detalhes de pós-colheita, torra e moagem e instruir na análise sensorial da bebida. Os cafés chegam à casa do consumidor fracionados em sachês. São microlotes de fazendas que são referência em qualidade e sustentabilidade no Brasil, e fornecem para a Nescafé.
“Esta é uma tendência declarada da marca no movimento do café premium. O portfolio de produtos, inclusive, está mudando e pensando na jornada do consumidor [cada vez mais exigente]. Além do solúvel, há cafés intensos em categorias superiores até chegar no produto gourmet e nos especiais pontuados pela BSCA – Associação Brasileira de Cafés Especiais -, além das cápsulas”, explicou à Globo Rural a gerente de ESG de cafés e bebidas da Nestlé, Taissara Martins.
Ela conta que para chegar aos cafeicultores brasileiros com os microlotes especiais foi preciso um “coffee hunter”, um profissional que viajou por diversas regiões para experimentar e selecionar grãos que pudessem decifrar as principais nuances de sabores brasileiros entregues em uma experiência de consumo de apenas seis meses, que funciona como um curso da bebida.
“Essa é uma oportunidade de conectar produtores e levar às pessoas lotes que, por serem de menor escala, ficariam, provavelmente, retidos no lugar. Por isso, o objetivo de fazer essa curadoria”, acrescentou.
A marca não revelou o investimento feito no projeto e nem quando pretende faturar, mas esta é mais uma ação da gigante suíça de olho em consumidores ‘gourmet’ de café no Brasil. Outro projeto foi o lançamento de cápsulas que levam o nome Nescafé e são de bebidas especiais de algumas regiões produtoras do Brasil, como o Cerrado Mineiro, que responde por mais de 52% da produção brasileira.
“O projeto democratiza os cafés especiais, fomentando o envolvimento do consumidor, através de experiências que transformam. Com ele queremos mostrar que todos podem ter acesso a esse mundo de aromas, saberes e sabores”, afirmou em nota Tiago Buischi, diretor de marketing de cafés da Nestlé.
Para ir ao mercado, a Nescafé contou com a parceria da Wolff Café, especialista em torrefação e café de alta qualidade, que percorreu o país à procura dos microlotes cultivados por famílias produtoras em regiões de altas altitudes. A Wolff também torrou esses cafés e os preparou para o consumo.
A pré-venda acontece a partir desta terça-feira (03/10) e, inicialmente, será apenas para residentes da cidade de São Paulo no valor de R$ 600. De acordo com a gerente da marca, o próximo passo é expandir “drasticamente” para outras cidades, como Belo Horizonte e Rio de Janeiro, onde o consumo de café especial cresce cada vez mais.