Aspectos do fungo Phoma

# Segundo trabalhos publicados por pesquisadores, o fungo Phoma – que causa secamento dos ponteiros – é comum em vários países produtores de café, principalmente nas lavouras situadas em regiões de altitude elevada. Foi constatado na Costa Rica, Colômbia, Guatemala e Brasil, sendo que em certas regiões da Colômbia, com altitudes acima de 1.600 metros, chega a inviabilizar a cafeicultura.


# No Brasil, apareceu pela primeira vez no Espírito Santo, em 1973, onde, inicialmente, os sintomas eram confundidos com deficiência de boro. Atualmente, encontra-se espalhado por todas as regiões produtoras de café.


# Normalmente, o ataque começa pela parte apical do broto terminal e ramos laterais, atingindo somente os tecidos jovens, que podem ser folhas, ramos e frutos. Nas folhas novas, produz manchas circulares de coloração escura e de tamanho variado, podendo chegar a 2 cm de diâmetro. Quando as lesões chegam às bordas das folhas, estas se encurvam, podendo apresentar rachaduras.


# O fungo Phoma pode ocorrer também nos botões florais, flores e frutos no estágio de chumbinho, causando a morte e mumificação desses órgãos atacados. Nos frutos maduros apresentam lesões escuras circulares e deprimidas, como está ocorrendo nos cafezais do Cerrado baiano.


Fonte: Consórcio Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento do Café.

Mais Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.