O comitê organizador da ASIC 2008 (22nd International Conference on Coffee Science), conferência internacional mais importante do café, marcada para ocorrer de 14 a 19 de setembro, em Campinas (SP), contabilizou as inscrições preliminares dos trabalhos científicos e anuncia um recorde: 351 apresentações. “É um volume 40,4% superior ao da última edição, realizada há dois anos, em Montpellier, na França, onde foram apresentados 250 trabalhos, um recorde daquela edição. Esta grande demanda é representativa do papel da cafeicultura brasileira em âmbito global, pois o Brasil é o maior produtor e exportador e o segundo mercado consumidor de café no mundo”, comenta o Dr. Aldir Alves Teixeira, presidente do comitê organizador da conferência. Segundo ele, o Comitê Científico da ASIC (Association for Science and Information on Coffee) se pronunciará sobre os trabalhos aprovados em 31 de maio; os resultados serão divulgados no site do evento: www.asic-cafe.org/asic2008.
Rémy Liardon, presidente do Comitê Científico da ASIC, informa que, do total de trabalhos inscritos, nove são ligados aos dois temas centrais da conferência: seis são relacionados ao tema “café e Saúde” e três ao tema “Tendências do Consumo e a Ciência do café”. Nas outras áreas temáticas, a ASIC recebeu inscrição de 122 trabalhos sobre agronomia; 106 sobre química, 80 sobre biotecnologia e 28 sobre processamento e melhoramento de café, além de outras seis apresentações de convidados especiais, que abordarão assuntos ligados a estas áreas. “O conjunto destes trabalhos trarão ao público da ASIC 2008 os mais recentes avanços científicos e mercadológicos de todos os elos da cadeia produtiva do café, da planta à xícara”, ressalta Dr. Aldir.
O presidente da ASIC, Andrea Illy, também presidente da torrefadora italiana illycaffè, avisa que os trabalhos aprovados pelo Comitê Científico serão publicados no livro de Resumos (Abstracts) e, a íntegra, nos Proceedings, em forma de CD.
ASIC 2008 reúne mais de 40 países
A conferência da ASIC, realizada a cada dois anos em um país produtor e um consumidor, alternadamente, é a mais importante da cadeia produtiva do café em âmbito internacional. Para a edição brasileira, o comitê organizador espera quebrar o recorde de participação da última edição, que reuniu 350 pessoas de 37 países. “Neste ano, esperamos um público superior a 500 pessoas, entre pesquisadores, cafeicultores e profissionais das áreas de produção, industrialização e consumo de café, oriundos do Brasil e de mais de 40 países produtores e consumidores de café”, afirma Dr. Aldir.
Serviço
ASIC 2008 (22nd International Conference on Coffee Science)
Data: 14 a 19/9/2008
Local: Casa de Campo do The Royal Palm Plaza, em Campinas (SP)
Informações: (11) 5090-3007 / asic2008@adsbrasil.com.br
Acesse: www.asic-cafe.org/asic2008