As melhores cafeterias do Brasil participam de campeonato de baristas

>Um evento que incentiva o consumo de cafés especiais está acontecendo em São Paulo. Começou na ultima segunda-feira (21), o 5º Campeonato Brasileiro de Barista e o Encontro Brasileiro de Cafés Especiais e Gourmet. O evento conta com 42 dois baristas profissionais em “drinks” de café, de cafeterias de cinco estados diferentes. “As melhores cafeterias […]

23 de novembro de 2005 | Sem comentários Barista Consumo
Por: DCI por Guilherme Rios

>Um evento que incentiva o consumo de cafés especiais está acontecendo em São Paulo. Começou na ultima segunda-feira (21), o 5º Campeonato Brasileiro de Barista e o Encontro Brasileiro de Cafés Especiais e Gourmet. O evento conta com 42 dois baristas profissionais em “drinks” de café, de cafeterias de cinco estados diferentes. “As melhores cafeterias do Brasil estão envolvidas no concurso”, afirma o presidente da Associação Campeonato Brasileiro de Barista (ACBB) e proprietário do Suplicy Cafés Especiais, Marco Suplicy. Esses baristas devem preparar 12 bebidas, em 15 minutos. “São quatro cappuccinos, quatro bebidas com expresso e quatro expressos tradicionais”, explica a bicampeã do campeonato e consultora do Octávio Cafés Especiais, Silvia Magalhães. Os participantes são julgados por sete jurados, sendo que quatro são juízes sensoriais, dois juízes técnicos e um juiz principal. “Os juízes sensoriais avaliam a qualidade do drink. Uma boa bebida é aquela com doçura, acidez e amargor bem equilibrados. Os juízes técnicos avaliam todo o procedimento para se fazer a bebida. E o juiz principal, que verifica tanto o procedimento quanto a qualidade da bebida”, afirma Silvia. O vencedor ganhará uma viagem para Berna, na Suíça, onde acontecerá o World Barista Championship (campeonato internacional de baristas).

A bicampeã explica que os drinks criados pelos baristas incentivam os consumidores a conhecer e apreciar um café de qualidade diferenciada.

O diretor de marketing da Associação Especial de Cafés da Alta Mogiana, João Guilherme Pires Martins, comenta a grande importância do Campeonato para o setor de cafés especiais. “Esse tipo d‘e evento promove os cafés especiais da região da Alta Mogiana, além de criar oportunidades de parcerias com torrefadoras e compradores de café, para enaltecer a origem da Alta Mogiana no produto acabado”. .

O objetivo da associação é estampar o seu selo nas embalagens de cafés torrados e moídos e nas sacas de 60 quilos de café cru. A região foi prestigiada, na ultima segunda-feira (21/11), com o título máximo no Concurso Nacional de Cafés. As 10 sacas do lote da vencedora do concurso e associada da AMSC, Fernanda Silveira Maciel Raucci, foram arrematadas por R$ 8.150, cada. Esse foi o maior valor oferecido por uma saca de café no mundo.

Mais Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.