A temperatura certa para sua armazenagem
(19/05/2009 15:57)
Uma das maneiras de preservar a qualidade de grãos por longos períodos de tempo é armazenar a massa do produto limpo e seco e mantê-la em temperatura entre 14 e 18°C. Nas regiões de clima tropical e subtropical é impossível reduzir a temperatura da massa de grãos por meio da aeração com ar nas condições ambientes. Todavia, com um sistema de termometria, algumas ações de monitoramento e de controle podem ser implementadas, juntamente com um sistema de aeração, para manter a massa de grãos com uma temperatura baixa e evitar a migração de umidade.
Um sistema de termometria é formado, basicamente, por um conjunto de sensores de temperatura distribuídos dentro do silo ou graneleiro, em pontos estratégicos. A temperatura nesses pontos é constantemente monitorada, podendo ser registrada manualmente ou automaticamente em um computador ou outros meios. Assim, a distribuição de temperatura dentro da massa de grãos pode ser mapeada e ações para tomada de decisões de manejo podem ser definidas.
A termometria é uma ferramenta indispensável ao processo de preservação das qualidades originais dos grãos, porém, sozinha não constitui um sistema ideal para o controle do processo de aeração, sendo necessária a combinação dela com outras técnicas, tais como o monitoramento da temperatura e umidade relativa ambiente.
Termometria na armazenagem de grãos
A termometria é um conjunto de sensores de temperatura instalados dentro dos silos ou graneleiros para medir a temperatura em pontos estratégicos dentro da massa de grãos, juntamente com outros acessórios necessários para registrar e/ou transmitir essa temperatura para outros locais remotos, onde os resultados são gravados em sistemas de aquisição de dados ou são impressos em formulários apropriados.
O sistema convencional de termometria utiliza termopares como sensores de temperatura.
Importância do sistema de termometria
O sistema de termometria, combinado com um sistema de aeração, é essencial para a manutenção da qualidade do produto armazenado durante longo período de tempo. Isso porque a temperatura é uma das principais variáveis envolvidas no processo e é essencial para a tomada de decisão sobre a utilização ou não da ferramenta de aeração, além de permitir, quando for o caso, o fornecimento de informações básicas para efetuar todos os cálculos envolvidos no processo.
O sistema de termometria não resolve o problema por si só. Tem que estar combinado com um sistema de aeração, que deve ser ligado ou desligado periodicamente, de acordo com a estratégia de manejo (ou controle) adotada. Em um sistema convencional, um operador é responsável por decidir quando ligar ou desligar o sistema de aeração.
Instalação do sistema
Os cabos termométricos utilizados nos sistemas de armazenagem são construídos de pares termoelétricos de cobre e de cobre-constantan. Esses pares são inseridos em uma estrutura de PVC extrusado, juntamente com cabos de aço, cuja finalidade é oferecer resistência ao cabo de termometria durante a movimentação de carga e descarga dos grãos.
Por questões econômicas, os cabos são espaçados a uma distância de aproximadamente 5 metros e os sensores de cada cabo são espaçados em, aproximadamente, 2,5 m. Um sensor corresponde à junção do fio de cobre com o de cobre-constantan que, ao serem submetidos a variações de temperatura, em relação a uma junção de referência, geram uma diferença de potencial que é transmitida a um receptor apropriado, cujo resultado de leitura em mV é convertido em temperatura. O mapeamento da temperatura é feito por meio da medição e registro das temperaturas nos pontos onde estão instalados os sensores.
Não há limitação quanto ao tamanho do silo. Quanto maior ele for, maior a necessidade do controle da temperatura da massa de grãos.
A principal importância das informações de temperatura na massa de grãos está na avaliação das condições de armazenagem. Caso se verifique aquecimento em determinado ponto, é necessário que se faça o diagnóstico das causas e, definido o problema, aplica-se o ar para a sua solução. Ressalta-se que a aplicação do ar depende das condições dos grãos e das características psicrométricas do ar atmosférico.
Manutenção
Os sistemas de termometria utilizados nas instalações de armazenagem devem ter manutenção periódica em função de descargas elétricas e por serem instalados em ambiente com temperatura e umidade relativa muito elevada, além da dispersão de pó no ambiente. Outro problema relativo à manutenção é o rompimento eventual de cabos, os quais devem ser substituídos.
Custo-benefício
O sistema de termometria permite o diagnóstico prévio de problemas relativos às perdas de grãos por qualquer agente químico, físico ou biológico que o provoque. Com essa informação, é possível detectar o problema e realizar a aeração ou transilagem do produto (que consiste em removê-lo de uma para outra célula de armazenagem).
José Helvecio Martinsjhmartins@ufv.br
Adílio Flauzino de Lacerda Filho
Professores da Universidade Federal de Viçosa (UFV)
Daniela de Carvalho Lopes
Professora da Universidade Federal de São João Del Rey