Santo Andre, São Paulo, Brasil – Comunique-se –
Exposição no Parque Escola terá arrecadação revertida para futura cooperativa, com geração de renda para comunidade da periferia
Jornais, revistas, garrafas PET, retalhos de tecidos e até filtros de café foram transformados em sofás, camas, luminárias e outros objetos decorativos, por mães de alunos da periferia de Santo André, e agora farão parte da ReciclArte – Exposição de Móveis e Objetos com Recicláveis, de 4 a 18 de agosto, no Parque Escola (Rua Anacleto Popote, 46, Valparaíso).
A mostra é fruto do trabalho desenvolvido pela Prefeitura nos núcleos do Projeto Sementinha de educação infantil alternativa, implantado em comunidades carentes da cidade. O projeto envolve alunos, pais e educadores na alfabetização de crianças através da arte-educação e do universo lúdico, apostando também na geração de renda para as famílias.
No Núcleo do Jardim Santo André, um grupo de 10 mães participou de oficinas com a artesã Marines Alves no segundo semestre de 2007, para criação e modificação do lixo, colaborando para a conscientização ambiental e produzindo peças que agora serão vendidas na exposição a preços que variam entre R$ 6 e R$220. A idéia é que a renda seja revertida para a criação de uma pequena fábrica em sistema de cooperativa.
A mostra ReciclArte apresentará cinco ambientes: sala, quarto, banheiro, varanda e espaço infantil. Neles estarão sofás, poltronas, mesas de centro, luminárias, cortinas, tapetes, banquetas, vasos, abajures, cestos, baús, quadros, floreiras, camas, escrivaninhas infantis, gabinetes e acessórios, entre outros, todos produzidos com material reciclado.
Paralelamente, será realizada uma “butique solidária” com roupas e calçados que ajudarão a compor o espaço e poderão ser adquiridos a preços simbólicos tanto pelo público presente como pelos moradores das comunidades. A exposição contará também com um café de Abertura, no dia 4, às 9h, produzido pelas mães de outro projeto de geração de renda incentivado pela Prefeitura: o “Alimentando Sonhos”, grupo de mães que passaram a produzir cafés e almoços para eventos a partir da experiência de preparar alimentos saudáveis para as crianças do Sementinha. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 4992-8466.