Para a grande maioria das pessoas, o café é uma bebida revigorante, que ajuda a espantar o sono pela manhã ou no ambiente de trabalho, também podendo ser utilizado como ingrediente de bolos e outras receitas culinárias.
Entretanto, para o cartunista, ilustrador e artista plástico paranaense Dirceu Veiga, o café serve como tinta, dando forma a pinturas e caricaturas. Ele é adepto da chamada Coffee Art, já bastante conhecida na Europa e nos Estados Unidos e que começa a ser difundida no Brasil.
“Geralmente, cada artista que trabalha com café utiliza uma técnica diferente, sendo que as obras também sofrem variações de acordo com as características e a qualidade de cada produto. Eu gosto de trabalhar com um café expresso 100% puro (sem qualquer aditivo ou pigmento adicional), que é mistura de três cafés diferentes do sul de Minas Gerais e do serrado mineiro. Embora também utilize outros tipos de café, com ele consigo várias nuances e tonalidades diferentes”, afirma Dirceu.
Freqüentador assíduo de cafeterias, o artista começou a trabalhar com o café no último mês de dezembro. Ele utiliza grafite para fazer seus desenhos e depois o café para realizar a pintura, através de técnica de aquarela.
Tem feito bastante sucesso em feiras e eventos empresariais, principalmente os promovidos por integrantes da indústria cafeeira. “Caricaturas com café são feitas na hora nos eventos que participo. Já pinturas faço em cerca de dois dias, pois a secagem é mais demorada”.
Na semana que vem, Dirceu irá expor alguns de seus trabalhos na cafeteria IL Maristas, em São Paulo. A partir de 17 de setembro, estará expondo quinze obras no Lucca Café, localizado no bairro Batel, em Curitiba. Mais informações sobre o trabalho do artista podem ser obtidas no site www.caricaturascomcafe.com.br.