Área produtora de café do México sofre com clima e pragas

26 de fevereiro de 2009 | Sem comentários Comércio Exportação

Área produtora de café do México sofre com clima e pragas
(26/02/2009 10:47)
Produtores de San Pedro Cafetitlán, no Estado de Oaxaca, no México, apontam que está cada vez mais complicado obter boas safras de café. “A produção de nossas lavouras de café baixou bastante. Antes obtínhamos um volume razoável por hectare e agora conseguimos apenas quantidades medíocres”, apontou o produtor Domingo Silva.


As causas para esse problema, segundo agrônomos e especialistas, são diversas, mas a principal estaria relacionada às mudanças climáticas. “Temos uma escassez de água e as chuvas ocorrem fora da época normal”, sustentou Silva. “O clima nessa região já não é mais o mesmo dos últimos dez ou 15 anos e isso está visível para os produtores que verificam, em algumas áreas, a secagem das árvores”, observou o cafeicultor Homero Bustamante.


Além disso, os cafezais vêm se mostrando mais suscetíveis às enfermidades. “Algumas aves da zona quente agora passam a habitar a zona média e, da mesma forma, algumas pragas estão se desenvolvendo melhor, como é o caso da broca”, complementou o cafeicultor. San Pedro era o terceiro maior povoado em produção de café de Oaxaca, chegando a aferir duas toneladas do grão por temporada. Atualmente, a produção não passa de 400 quilos. Apesar da popularidade dessa cultura, muitos produtores estão desistindo dela, já que não seria mais rentável.


 

Mais Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.