Árabes são destaque na exportação do agronegócio

14/08/2011 
 
Argélia e Emirados estão entre os mercados para onde as vendas de produtos agropecuários brasileiros mais cresceram em julho. Arábia Saudita e Egito estão também entre os principais destinos. 
 
Da redação


São Paulo – O aumento das exportações do agronegócio brasileiro à Argélia e aos Emirados Árabes Unidos foi destaque em julho, segundo nota do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), que na sexta-feira (12) divulgou os dados relativos às vendas externas do mês passado.


Os embarques para a Argélia cresceram 288,6% em relação a julho do ano passado e renderam quase US$ 130 milhões. Para os emirados, as exportações somaram US$ 215,6 milhões, um avanço de 49% na mesma comparação.


Argélia, Emirados, Arábia Saudita e Egito estão entre os 20 principais destinos do agronegócio brasileiro no exterior. Os sauditas importaram, em julho, o equivalente a US$ 236,5 milhões, um aumento de 39% sobre o mesmo mês de 2010. Já as compras egípcias somaram US$ 136,3 milhões, uma redução de 14,2% na mesma comparação.


As vendas para o Oriente Médio como um todo renderam US$ 941 milhões no mês passado, 16,7% a mais do que em julho de 2010.


No total, as exportações do agronegócio brasileiro ficaram próximas dos US$ 8,5 bilhões no sétimo mês do ano, acréscimo de 15,6% em relação ao mesmo período de 2010. As vendas que mais influenciaram o desempenho foram as do complexo sucroalcooleiro (açúcar e etanol), que avançaram 53,1%; do complexo soja (grãos, óleo e farelo), que cresceram 31,6%; e de café (12,5%).


Sete meses


No acumulado de 2011, a Argélia foi também destaque. Os embarques para lá renderam US$ 826,5 milhões, um crescimento de 147,6% em comparação com o mesmo período de 2010. As exportações à Arábia Saudita renderam quase US$ 1,3 bilhão, aumento de 27%; para os Emirados elas chegaram a US$ 805,7 milhões, avanço de 31%; e ao Egito elas ficaram em US$ 724 milhões, acréscimo de 12,6%.


O Oriente Médio como um todo importou o equivalente a US$ 4,3 bilhões do agronegócio brasileiro nos sete meses de 2011, 17,3% a mais do que no mesmo período do ano passado.


As exportações totais do setor somaram US$ 51,6 bilhões de janeiro a julho, crescimento de 22%. O Mapa ressalta que esse avanço foi inferior ao das vendas externas brasileiras como todo, o que significa que o agronegócio perdeu espaço na pauta este ano. Em termos de produtos, os destaques foram para o complexo soja, carnes, complexo sucroalcooleiro, produtos florestais e café. 
 
 


      

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