BENGKULU- A ilha de Sumatra, na Indonésia, foi atingida por tremores secundários nesta quinta-feira, após um forte terremoto ter derrubado centenas de prédios e matado ao menos 10 pessoas na véspera.
Terremoto na Indonésia atrasa retorno de turistas brasileiros
Muitas pessoas ainda estão soterradas embaixo de destroços. Alertas de tsunamis foram repetidas vezes divulgados e suspensos na região dos países do oceano Índico depois que, seguindo-se ao terremoto de intensidade 8,4, 22 tremores abalaram a mesma área nas 18 horas posteriores, variando de magnitude 4,9 a 7,8.
Houve um outro terremoto, por volta de 7h (horário de Brasília), na ilha de Sulawesi, a leste de Sumatra. Segundo a agência meteorológica da Indonésia, este terremoto teve intensidade de 6,4 e profundidade de 30 km. Um alerta de tsunami voltou a ser divulgado, mas já foi suspenso.
Um sismólogo australiano afirmou que a região teve sorte de ter escapado de um devastador tsunami após o tremor de Sumatra.
Em 2004, um terremoto e o tsunami provocado por ele mataram mais de 280 mil na região do Índico.
‘Houve um tsunami causado pelo terremoto, mas ele movimentou-se em uma direção para longe do continente’, disse Mike Turnbull, da Universidade de Central Queensland.
O terremoto inicial de quarta-feira – que foi sentido até em Cingapura, Malásia e Tailândia – cortou linhas de comunicação e espalhou pânico.
Mas nesta quinta-feira, ao que parece, a área pode ter escapado do pior.
‘Estamos gratos pelo fato de a situação não ter sido tão ruim quanto inicialmente imaginávamos’, disse Muhammad Syamlan, vice-governador da Província de Bengkulu, cuja capital Bengkulu encontra-se perto do epicentro do terremoto.
Um fotógrafo da Reuters na capital afirmou que a situação é tranquila, com o comércio reabrindo as portas e as pessoas de volta às ruas.
A província, uma das regiões-chave de plantação de café no país, tem uma população de cerca de 1,57 milhão de habitantes.
Escombros
Muitas pessoas optaram por dormir fora de casa na noite de quarta-feira, de acordo com uma autoridade da Cruz Vermelha em Bengkulu. As estradas no norte da região estão repletas de barracas com moradores temerosos por novos terremotos.
Segundo o vice-governador, 10 pessoas morreram e ao menos 20 ficaram feridas na província, onde danos a casas e à infra-estrutura são extensos.
Quase 800 casas caíram e muitas outras ficaram abaladas, mas o tamanho dos estragos ainda é incerto, devido à dificuldade de se chegar ou contatar algumas áreas.
O prefeito de Padang, capital da Sumatra Ocidental, disse à Reuters que muitas pessoas estão presas embaixo de prédios derrubados.
A Indonésia sofre frequentes terremotos, já que fica em um cinturão sísmico ativo conhecido como o Círculo do Fogo do Pacífico.