Após 3 meses em queda, preços nos supermercados paulistas sobem 0,22% em setembro
SÃO PAULO – Depois de três meses consecutivos de queda nos preços, a pesquisa mensal nos supermercados paulistas registrou alta em setembro. No mês passado, o Índice de Preços dos Supermercados (IPS), calculado pela Associação Paulista de Supermercados e Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), apurou inflação de 0,22%. Em agosto, julho e junho, o índice havia registrado deflação de 1,58%, 0,55% e 1,29%, respectivamente.
Em setembro, a alta do índice foi liderada pelos artigos de limpeza, cuja alta foi de 1,47%, bebidas e alimentos, em elevação de 0,14%, e os alimentos industrializados, que tiveram alta de 0,54%. No grupo de alimentos semi-elaborados, a carne bovina teve alta de 0,58%. entre os industrializados, o café avançou 6,20% e o açúcar subiu 4,32%.
Apesar da inversão de rumo em setembro. No acumulado do ano, prevalece a tendência de queda, com o índice negativo em 0,46%. Nos últimos 12 meses até setembro, a curva de baixa também continua em baixa e há queda acumulada de 0,44%.