Aplicativo ajuda o agricultor a combater pragas e doenças no campo

A identificação e o controle das pragas e doenças que acometem as diferentes culturas agrícolas, no momento certo, pode ser o diferencial para o melhor desempenho dos produtores.

Por: Michelle Valverde Diário do Comercio

Para garantir a assistência e a agilidade necessária nesse processo, a Adama Agricultural Solutions Ltda desenvolveu um aplicativo, Adama Alvo, para celulares e tablets, que permite ao produtor, através de um banco de dados e imagens, identificar as pragas e doenças em diferentes culturas. O aplicativo, lançado em 2014, agora está disponível para o café.


Uma das principais vantagens do sistema é que, depois de instalado, o aplicativo Adama Alvo não necessita de conexão com a internet, facilitando o acesso às informações mesmo em locais onde o serviço não está disponível. A internet só é necessária para acessar a previsão do tempo e enviar dúvidas para a equipe técnica da Adama.


A ferramenta possui um extenso banco de dados, com aproximadamente 540 imagens de 134 alvos, como plantas daninhas, doenças e pragas. Além disso, os usuários podem acessar informações sobre ciclo de vida, nomes populares e científicos, potencial de danos e os produtos registrados para o problema identificado.


Lançado há dois anos, o produto contém dados sobre as principais pragas e doenças das culturas do milho, soja, algodão, trigo, cana-de-açúcar e, agora, do café. A ideia de expandir o banco de dados, incluindo as enfermidades que acometem o grão, aconteceu após grande demanda do setor produtivo.


“Nosso desafio é levar informações de qualidade e atualizadas sobre as diversas pragas e doenças presentes no campo. A grande vantagem do nosso sistema é que o produtor pode acessar estas informações no meio das lavouras. Assim, ele pode comparar as imagens do banco de dados com a lavoura e identificar a praga. Após a identificação, no mesmo aplicativo, é possível conhecer os produtos indicados para o tratamento”, explicou o gerente de Inovação da Adama Brasil, Roberson Marczak.


Caso as informações e fotos disponíveis não sejam suficientes para detectar o problema, o usuário pode enviar dúvidas e fotos da área afetada para a equipe da Adama. Os profissionais estão aptos a identificar as pragas e a responder as dúvidas.


O aplicativo gratuito, que está disponível para iOS e Android, tem como público produtores agrícolas, consultores e estudantes de agronomia. Em Minas Gerais, o aplicativo é mais utilizado nas culturas da soja, trigo e milho.


“Nossas expectativas são positivas e acreditamos que os produtores de Minas serão os principais usuários da tecnologia voltada para a cultura do café. Investimos na inclusão dos dados do grão após vários pedidos de cafeicultores”.


Segundo Marczak, a identificação rápida das pragas pode resultar em menos aplicações de defensivos, tornando a produção mais sustentável e competitiva.


“Com o aplicativo, o produtor tem a possibilidade identificar rapidamente a praga e a profilaxia. Com o controle mais ágil, além de evitar a propagação para outras áreas, o produtor tem um custo menor, já que ele vai aplicar o método correto pra combater o problema”.


Hortifruti – Os resultados positivos têm estimulado novos investimentos por parte da Adama. A expectativa é lançar, em setembro, um aplicativo nos moldes do Adama Alvo para a hortifruti, o Adama HF. O sistema terá dados sobre pragas e doenças que acometem 18 culturas.


“Além disso, neste aplicativo vamos disponibilizar um diário de operação, onde o produtor poderá anotar todos os dados sobre as culturas como o que plantou, onde e quando fez a aplicação de insumos. Esta ferramenta permite que o produtor tenha maior controle das culturas, já que tem ciclos menores e maior variedade em uma mesma área produtiva”, explicou Marczak.


Minas Gerais concentra 9% dos usuários do Adama Alvo, somando cerca de 7 mil usuários ativos. O Estado é o 6º que mais utiliza o aplicativo, atrás de São Paulo, Goiás, Paraná, Rio Grande do Sul e Mato Grosso.


VIA: CNC

Mais Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.