Três eventos apresentaram como temas as tecnologias artificial e digital, além de marketing para o agronegócio, durante a 25ª Agrishow – Feira Internacional de Tecnologia Agrícola.
Daniel Padrão, CEO da Solinftec, fez a palestra “Alice – Agricultura Rumo à Inteligência Artificial”, apresentando a plataforma Alice, que traz inteligência artificial para o produtor rural, permitindo que ele possa tomar decisões sobre sua plantação independentemente do local onde esteja.
“A ferramenta traz informações mais precisas e com maior rapidez”, informa Padrão. Abastecida com dados do produtor, apresenta os resultados sem necessitar de longos relatórios para análise, além de interagir por áudio com o operador/produtor. O gerente de planejamento e marketing da Rede Globo, José Petroski, ministrou a palestra “Como as marcas do agronegócio podem crescer”. Apresentou um estudo de um centro de pesquisa australiano sobre estratégias úteis para uma nova forma de aplicação, para diversos segmentos. “Muitas vezes as empresas fazem algo para um nicho específico, deixando de se comunicar com o público geral de sua cadeia”, explicou Petroski. Pela teoria do estudo, fazer marketing amplo pode ser mais proveitoso nos negócios do que para um nicho específico, incluindo o agronegócio.
Com o tema “Transformação digital no campo: recomendações mais inteligentes para o agronegócio”, o gerente de software da Logicalis, Eduardo Terzariol, discursou sobre as inúmeras soluções para controlar plataformas digitais. A empresa desenvolve soluções desde infraestrutura de tecnologia da informação (construção de rede de dados), passando por segurança e conectividade. E lança na Agrishow o seu produto Agrotools Hub, dedicado ao agronegócio. A empresa desenvolve soluções com parceiros estratégicos, como a Coopercitrus, que teve Tiago Aleixo, gerente de serviços, também como palestrante. Com a parceira com a cooperativa, a meta é levar essa tecnologia também aos pequenos e médios produtores.