APEX-BRASIL PROMOVE MISSÃO À COLÔMBIA COM A PARTICIPAÇÃO DE 85 EMPRESAS DE 21 SETORES

9 de março de 2006 | Sem comentários Comércio Exportação

– Empresas e entidades setoriais brasileiras esperam fechar US$ 3,5 milhões em negócios com compradores colombianos.
– A missão integra outras ações da APEX-Brasil no mercado colombiano.


A Agência de Promoção de Exportações e Investimentos (APEX-Brasil) promove em Bogotá a Rodada de Negócios Brasil-Colômbia. Para a realização da missão comercial, que acontece de 14 a 16 de março e será composta de 85 empresas brasileiras de 21 setores, de 9 estados, a Agência firmou parceria com a Câmara de Comércio de Bogotá. A meta da missão é que as empresas participantes exportem US$ 3,5 milhões este ano.


Durante três dias, uma das salas da Câmara de Comércio de Bogotá funcionará como um showroom de produtos brasileiros de diversos setores e estados. Máquinas, calçados, cosméticos, software, equipamentos médicos e odontológicos, têxteis, móveis, plásticos e vinhos são alguns dos produtos da pauta desta missão comercial que pretende intensificar o comércio bilateral entre o Brasil e Colômbia. Cerca de 150 compradores colombianos aguardam a chegada dos empresários brasileiros. Empresas das regiões Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul estarão representadas.


Durante o planejamento da missão e com intuito de sondar o mercado, conhecer as possibilidades e benefícios econômicos para a realização de uma rodada de negócios com produtos brasileiros na Colômbia, em dezembro de 2005 a APEX-Brasil e algumas entidades setoriais fizeram uma missão prospectiva a Bogotá. Na ocasião foram identificadas oportunidades, setores de interesse do mercado colombiano, demandas e local para o evento. Alguns dos setores identificados foram: equipamentos médicos e odontológicos e de laboratório, autopeças, máquinas e equipamentos, cosméticos, software bancário, têxteis, calçados, materiais de construção, móveis, plástico e vinho, entre outros.


Além de firmar contato com importadoras de sua atividade comercial, as firmas brasileiras que vão à Bogotá visitarão empresas de alguns setores, como software e cosméticos, e centros de consumo para conhecer o padrão de produção e exigência local. Participarão também de um seminário sobre como exportar para aquele país. Contarão com assistência permanente da equipe da APEX-Brasil e da Câmara de Comércio de Bogotá e com a infra-estrutura do evento, agendas de negócios e intérpretes.


Esta rodada de negócios integra as ações da APEX-Brasil no mercado colombiano. No último ano, a Agência apoiou a participação de empresas brasileiras dos setores de máquinas, plástico, têxtil, couro e calçados e seus componentes em oito eventos na Colômbia.


Ao lado das empresas, algumas das entidades setoriais parceiras da APEX-Brasil e participantes da iniciativa são o Instituto Nacional do Plástico (INP), a Associação Brasileira da Indústria de Artigos e Equipamentos Médicos, Odontológicos, Hospitalares e de Laboratórios (ABIMO), Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC), Brazilian Intelligence in Software (SOFTEX) e Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (ABIMAQ).

Balança comercial Brasil-Colômbia


Em 2005, o Brasil exportou US$ 1.405 bilhão para a Colômbia. Este valor tem crescido significativamente ao longo dos últimos anos. De 2002 para 2004, por exemplo, as exportações brasileiras para aquele país tiveram aumento de 63%, embora no mesmo período o aumento total das importações colombianas tenha sido de 30%.


A Colômbia vem mantendo sua participação nas exportações brasileiras totais: 1,02% e 1,09% em 2003 e 2004, respectivamente. Em 2004, os grupos de produtos mais importados pela Colômbia de países de todo o mundo representam 64% de sua pauta de importação. Produtos destes mesmos setores foram responsáveis por 58% das exportações do Brasil para Colômbia.

Durante os 12 meses de 2005, o Brasil importou US$ 137.7 milhões da Colômbia. Com isso, no período o saldo comercial superavitário foi de US$ 1.267 bilhão.

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