Apex-Brasil lança evento de alimentos e bebidas Economia

Publicação JC

10 de fevereiro de 2006 | Sem comentários Comércio Mercado Interno
Por: Jornal do Comércio Manaus

A Apex-Brasil (Agência de Promoção de Exportações e Investimentos) e cerca de 50 empresas e entidades setoriais de alimentos e bebidas se reuniram ontem em São Paulo, no Hotel Renaissance, para lançar o Brazilian Food & Beverage Event que acontece entre os dias 12 a 14 de março, em Miami. A ação é composta de rodadas de negócios com compradores de grandes redes varejistas de dez países e exposição dos produtos como café, biscoitos, vinho, cachaça, sucos, frango, carne, doces, frutas e orgânicos.

O evento será no CD (Centro de Distribuição) da Apex-Brasil, localizado na Miami Free Zone.

Durante os três dias de contato entre empresas nacionais e compradores estrangeiros, serão negociados produtos que venham a integrar o estoque de lojas espalhadas pelos Estados Unidos e de outros países onde as redes possuem unidades. Até o momento, 18 redes da Ásia (Hong Kong e Malásia), Europa (Bélgica, Grécia, Inglaterra e República Tcheca) e América (Canadá, Estados Unidos, Chile e Colômbia) já foram contatadas e estarão presentes em Miami para conhecer os produtos e realizar compras. Entre elas estarão as americanas Target, Wal-Mart e CVS, a inglesa Sainsbur’s, a canadense Sobey’s, a tailandesa Testo e a chilena Velaverde Hermanos.

A Apex-Brasil realiza este projeto em seu Centro de Distribuição de produtos brasileiros em Miami, buscando intensificar as exportações dos setores de bebidas e alimentos. “Trabalhamos para ampliar a demanda pelos produtos do Brasil. Num projeto como este ocuparemos 500 m2 com itens que serão degustados e comprados por representantes de grandes redes de comércio do mundo todo”, afirma Juan Quirós, presidente da Agência.
Quirós lembra, ainda, que ações promocionais semelhantes foram desenvolvidas de 2003 a 2005 com o grupo chinês Shangai Sugar, Wine & Cigarette, além das redes Selfridges (Inglaterra), Palácio de Hierro (México) e Lafayette Gourmet (França).

Somente em 2005, com o apoio da APEX-Brasil, as empresas brasileiras participaram de 80 eventos nos Estados Unidos. Alguns dos setores contemplados foram os de jóias, tecnologia da informação, café, cerâmica de revestimento, instrumentos musicais, móveis, refrigeração, têxtil, vidros, carnes, plástico, artesanato, equipamentos médico-hospitalares, vinho e calçados.

Brasil exportou US$ 22 bilhões

Algumas das entidades setoriais que estarão presentes no evento são a Abicab (Associação Brasileira da Indústria de Chocolate, Cacau, Amendoim, Balas e Derivados), Abef (Associação Brasileira dos Produtores e Exportadores de Frango), Abiec (Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carne), IPD (Instituto Paraná Desenvolvimento), Ibraf (Instituto Brasileiro de Frutas), Ibravin (Instituto Brasileiro do Vinho), Abic (Associação Brasileira da Indústria de Café) e Abrabe (Associação Brasileira de Bebidas).
As exportações brasileiras para os Estados Unidos em 2005 somaram US$ 22 bilhões. Este valor representa aumento de 12,1% em relação a 2004. Somente o setor de alimentos e bebidas representa 7,4% do total. A participação dos Estados Unidos nas exportações brasileiras é de 19%.

Em 2005, o montante importado pelo Brasil dos Estados Unidos aumentou 11,52%, fechando o ano em US$ 12,7 bilhões. Em janeiro de 2006, o Brasil exportou US$ 1,687 bilhão para os Estados Unidos. Este valor representa um crescimento de 54% em relação a janeiro de 2005.

Os 10 maiores grupos de produtos alimentícios exportados para os EUA são: café, chá e especiarias (27%), preparação de produtos hortículas/frutas (12,36%), preparações de carnes/peixes/crustáceos (11,45%), frutas (10,14%), açúcar e produtos de confeitaria (9,46%), cacau e derivados (8,27%), peixes e moluscos (7,39%), bebidas (4,7%), gorduras e óleos (1,19%).

Importação nos EUA

Do total de produtos importados pelos EUA, os alimentos e bebidas representam 4,4% do total, o que equivale a US$ 66,7 bilhões. Os dez principais produtos comprados, que representam 80% do total, são: bebidas, preparações de produtos hortículas e frutas, peixes, crustáceos, frutas, carnes, produtos hortigranjeiros e raízes comestíveis, preparações de carne e peixes e crustáceos, café e chá, preparações a base de cereais e farinhas, cacau e derivados.

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