Biorreator torna segura e ágil a reprodução de café e outras plantas
A Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia desenvolveu o biorreator, um equipamento para multiplicar mudas de plantas com segurança. O aparelho contém células, tecidos ou órgãos a serem reproduzidos com monitoramento, controle das condições de cultivo e menor manipulação.
O pesquisador, João Batista Teixeira, responsável pelo desenvolvimento do biorreator, considera a clonagem de plantas importante para acelerar a produção de variedades híbridas de café com características de interesse do produtor, como resistência a pragas e doenças.
Ele acrescenta que os programas de melhoramento genético desenvolvidos nas últimas décadas criaram plantas híbridas de café arábica muito promissoras, porém, são processos demorados, podendo levar até 30 anos para o lançamento de uma nova variedade. “Com o biorreator, é possível clonar híbridos promissores de café com rapidez e segurança”, afirma.
CUSTOS MENORE S
De acordo com Teixeira, o biorreator reduz os custos com mão-de-obra, acelera o ciclo de produção e aumenta a produtividade. Por isso, representa uma ótima opção também para as empresas de fruticultura, produção de plantas ornamentais, reflorestamento, papel e celulose e madeireiras, afirma.
O pesquisador também cita outras vantagens do equipamento em relação aos métodos tradicionais de produção de mudas, tais como adaptação a diversas espécies vegetais; uniformização da produção; geração de produtos isentos de pragas e doenças e redução do custo total por unidade produzida. B.M.