Termina às 18h desta sexta-feira (19/07) o prazo para o envio de sugestões por escrito à Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) para fomentar a discussão dos estudos preliminares do projeto da ferrovia entre Belo Horizonte (MG) e Candeias (BA), na região metropolitana de Salvador. As contribuições podem ser enviadas por meio do Formulário de Envio de Contribuição, disponível no site da ANTT ou por correspondência, para o endereço SCES, Lote 10, Trecho 03, Projeto Orla – Polo 08 – Brasília/DF – CEP 70200-003.
Na próxima terça-feira (23/07), a ANTT realizará Reunião Participativa para que a sociedade local possa contribuir com o projeto, a ser concedido à iniciativa privada pelo Programa de Investimento em Logística (PIL), do Governo Federal. O evento será realizada em Feira de Santana (BA), a partir das 14h, no Hotel Ibis. O município baiano é o principal ponto de entroncamento da ferrovia e um forte polo de logística para a região.
A rota traçada para a implantação da ferrovia Belo Horizonte – Candeias possui cerca de 1.419 quilômetros de extensão e será fundamental para a ligação do Nordeste com o Sudeste do país, garantindo, ainda, a integração com a região Sul, o que permitirá a circulação livre de cargas pelas três regiões. Construída com bitola de 1,60 metros, a linha férrea cortará 51 municípios, sendo 26 em Minas Gerais e 25 no estado da Bahia. O projeto prevê, ainda, a construção de pátios de manutenção a cada 300 quilômetros.
Em Minas Gerais, o trecho ferroviário contemplará os municípios de Capitão Eduardo, Santa Luzia, Vespasiano, São José da Lapa, Pedro Leopoldo, Matozinhos, Prudente de Morais, Sete Lagoas, Araçaí, Cordisburgo, Curvelo, Corinto, Augusto de Lima, Buenópolis, Joaquim Felício, Bocaiúva, Engenheiro Navarro, Glaucilândia, Montes Claros, Francisco Sá, Capitão Enéas, Janaúba, Verdelândia, Pai Pedro, Gameleiras e Espinosa.
No estado da Bahia, a ferrovia cortará Sebastião Laranjeiras, Urandi, Pindaí, Candiba, Guanambi, Manoel Vitorino, Barra da Estiva, Iramaia, Maracás, Marcionílio Souza, Iaçu, Boa Vista do Tupim, Itatim, Santa Teresinha, Castro Alves, Rafael Jambeiro, Ipecaetá, Antônio Cardoso, Feira de Santana, Anguera, Conceição do Jacuípe, Santo Amaro, Amélia Rodrigues, São Sebastião do Passé, Candeias. (AP)