ANGOLA – Procafé compra mais de 400 mil quilogramas de café

Por: Angola Press

23-07-2009 11:31


Procafé
Procafé compra mais de 400 mil quilogramas de café


Luanda – Quatrocentos e vinte mil quilos e 918 gramas de café foram adquiridos, em 2008, pela Empresa de Abastecimento ao Sector Cafeícola “Procafé”, contra os 345 mil quilos e 686 gramas comprados em 2007, indicou hoje (quinta-feira), em Luanda, o seu director-geral, Romualdo Traça Dias dos Santos.



A Procafé gastou 12 milhões 862 mil e 170 Kwanzas para a compra das referidas quantidades nas províncias do Uíge, Kwanza Norte, Kwanza Sul e Bengo.



Segundo Romualdo dos Santos, as províncias do Uíge e do Kwanza Norte foram as que venderam maior quantidade, estimadas em 286 mil quilos e 527 gramas e 109 mil quilos e 668 gramas, respectivamente, enquanto o Bengo vendeu apenas mil quilos e 260 gramas.



Romualdo dos Santos disse que a Procafé previa comprar um total de 10 mil toneladas nas quatro províncias e gastar 409 milhões 499 mil e 950 Kwanzas.



Disse que a sociedade não conseguiu comprar as quantidades prevista devido a dificuldades de acesso às áreas com grande concentração de café, situadas em montanhas, e de obtenção de financiamentos nos bancos comerciais.



Para se manter em funcionamento, a empresa depende das receitas arrecadas com a venda do café a empresas como a Cafangol, Angonabeiro, Mateba Sarl e Cafil Lda, bem como do apoio financeiro de empresas privadas que se tornaram parceiras da firma.



Vocacionada para a comercialização de café, a Procafé é uma sociedade de capital público que existe desde 1975. Esteve paralisada de 1992 a 2003, por causa da guerra verificada no país.



O seu gestor disse que a firma precisa de um orçamento anual de pelo menos dois milhões de dólares norte-americanos, para o seu relançamento.

Mais Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.