07-08-2009 13:26
Kiculungo – A brigada técnica do café no município do Kiculungo, província do Kwanza Norte, prevê colher este ano 90 toneladas de café “mabuba”, de acordo com o responsável local, Fernando João António.
Em declarações hoje (sexta-feira) à Angop, Fernando João António disse que os produtores receberão apoio técnico e material para alcançarem as metas traçadas para a presente colheita.
A brigada técnica do café no município de Kiculungo, localizado a 138 quilómetros a Norte de Ndalatando (capital da provincial), controla 30 fazendas de 50 a 250 hectares e tem registados 350 cafeicultores.
De acordo com o responsável, durante o ano passado foram colhidas 38 toneladas de café “Mabuba” comercializados a 35 e 60 Kwanzas por quilograma.
Fernando João apontou as empresas “Wadica”, “Procafé” e as associações “Acobeca” e “Joaquim Nhoca” como sendo as principais compradoras do café produzido no município.
Em 2008, referiu, o Instituo Nacional do Café (INCA) procedeu a entrega de duas viaturas, electrodomésticos e geradores, para apoiar a actividade dos produtores do município.
A brigada técnica do Kiculungo está igualmente encarregue do acompanhamento da produção do café no município vizinho do Bolongongo.