19/05/2015
Vendas começam por São Paulo e Campinas; preço é de R$ 3.500
POR LINO RODRIGUES
SÃO PAULO – De olho no crescimento do mercado de bebidas e alimentos feitos em casa, a Whirlpool, dona das marcas Consul e Brastemp, e a Ambev, maior empresa de bebidas da América Latina, lançaram nesta terça-feira a primeira máquina de bebidas não alcóolicas em cápsulas, a chamada all-in-one (tudo em um, na tradução do inglês).
Os primeiros 500 equipamentos, que trazem a marca Brastemp, junto com um pacote de 100 cápsulas, começam a ser vendidos a partir hoje pelo site da B.Blend (www.bblend.com.br) ao preço de R$ 3.500, ou 12 vezes de R$ 291, mas só para as cidades de São Paulo, Campinas e Região.
Para os que tentarem comprar o produto em outras cidades, no momento de colocar o CEP do endereço para entrega, a compra não é concluída. No caso do consumidor que quiser adquirir a máquina com CEP de São Paulo, ou de Campinas, para depois levar a máquina para sua cidade, a B.Blend alerta que instalação do equipamento só pode ser realizada por técnicos credenciados pela empresa.
A B.Blend é uma parceria criada pelas duas empresas para tocar o novo negócio. A Ambev, além de colocar suas bebidas na máquina, a primeira será o Guaraná Antarctica, previsto para o final do ano, desembolsou R$ 119 milhões para adquirir 50% da sociedade.
As máquinas estão sendo produzidas na fábrica da Whirlpool de Joinville, em Santa Catarina, e estão sendo tratadas pelos executivos da nova empresa como a primeira plataforma de bebidas em cápsulas do mundo a ter uma variedade de categorias de bebidas (chás, chocolate quente, coquetéis sem álcool, sucos, frapês, refrigerantes, energéticos, além de água natural e com gás) e 20 sabores.
As cápsulas são feitas pela Bevys, da Alemanha, e trazidas para o Brasil. Outras iniciativas nesse segmento, como a máquina da Coca-Cola, que se associou à Green Moutain, devem começar a ser lançadas ainda este ano.
— Nosso sonho é grande: queremos revolucionar o consumo de bebidas. Essa inovação traz variedade e poder de escolha ao consumidor, além de buscar antecipar as necessidades das pessoas. É uma nova forma de consumir bebidas — disse Marcel Regis, vice-presidente de refrigerantes da Ambev.
Thiago Nori, presidente da empresa, disse a expectativa é de vender rapidamente o primeiro lote de 500 máquinas e expandir as vendas para outras cidades, como o Rio de Janeiro que tem grande potencial nesse mercado. O desenvolvimento do produto, que é semelhante a maquininhas de café, levou quatro anos e foi apresentado ao mercado em agosto do ano passado.
Para Hugo Ribeiro, sócio da Integration e especialista em consultoria estratégica, mais do que uma tendência esse tipo de máquina é uma aposta das duas empresas na criação de um novo hábito. Embora não haja estimativas de potencial de mercado, a praticidade de oferecer várias bebidas em um único equipamento é um forte atrativo para os consumidores, diz Ribeiro.
— Assim como as máquinas de café, que aumentaram muito a penetração nos lares brasileiros e o consumo, esse equipamento pode dar certo porque junta duas marcas fortes e conhecidas do público.
Também está nos planos da empresa, que não revelou os investimentos feitos no produto, o lançamento de um aplicativo para celular por meio do qual o consumidor poderá adquirir as cápsulas das bebidas, que são entregues na casa do comprador. Os preços variam de R$ 1,49 a R$ 4,49. Com o tempo, a empresa pretende introduzir novas marcas fora do portfólio da Ambev, como de produtos isotônicos.
— Estamos criando uma plataforma que começa com a Ambev e depois se estende para outras marcas que se complementam — explicou Nori.