Alunos e professores da Universidade Federal de Pelotas visitam Patrocínio para conhecer tecnologia do café do cerrado
André Luiz Costa com Anderson José
Estão em Patrocínio alunos e professores da Universidade Federal de Pelotas, Rio Grande do Sul. São 37 alunos que viajaram quase 40 horas de ônibus para conhecer a cafeicultura no cerrado e a estrutura do Centro de Excelência do Café.
Eles estão tendo cursos pela manhã e à tarde fazem visitas técnicas a fazendas. A idéia partiu de Rodrigo Melo Behrend, filho do secretário municipal de Agricultura de Patrocínio, que é aluno do universidade gaúcha.
Como a região de Pelotas fica ao nível do mar, não há como cultivar o café. Ainda assim, eles estão buscando formas de ampliação do conhecimento, mesmo a cafeicultura não estando na grade curricular.
O secretário Carlos Behrend comenta a visita e diz que um dos objetivos é que mais pessoas aprendam a gostar de café de qualidade.
O professor Jorge Luiz Martins está muito satisfeito com o que tem encontrado em Patrocínio. “Fomos muito bem recebidos. Além do mais, ficamos empolgados com a forma com que é encarada a atividade rural aqui, como um verdadeiro negócio”.
O aluno e pesquisador Djalma Prestes está surpreso com a tecnologia do café. “Ficamos realmente surpreendidos com a tecnologia utilizada aqui”.
A equipe de Pelotas fica em Patrocínio até esta quinta-feira. Eles devem participar também da Fenicafé em Araguari.