Os alunos do 57.º Curso de Classificação e Degustação de Café da Associação Comercial de Santos (ACS) visitaram o armazém cafeeiro da Dínamo Inter-Agrícola, o único depósito de beneficiamento do produto no porto santista. A visita ocorreu na manhã desta quarta-feira, 17 de setembro de 2014.
Os participantes da 57.ª turma foram de microônibus fretado, com partida da sede da Associação Comercial de Santos, na Rua XV de Novembro, 137, no Centro Histórico.
A comitiva foi liderada pelos professores Nilton Ribeiro, da exportadora de café Stockler, e Candido Mattar Ribeiro, da Triple R Consultoria.
A instalação escolhida para a visita foi o armazém da Dínamo na Rua Rodrigo Silva, 45, via em frente à sede da Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp), a Autoridade Portuária de Santos.
Os visitantes foram recepcionados pelo fiel de armazém Alexandre Rodrigues, 72 anos de idade, há 59 anos no mercado cafeeiro e o mais antigo fiel de armazém no Brasil.
Os grãos de café verde chegam dos centros de produção ao armazém da Dínamo em sacos de 60 quilogramas (60 kg). O produto é retirado das sacas e colocado em silos, para o processamento.
Sobre a estocagem de café, é essencial que a carga seja armazenada somente em depósito especial para o grão, que não pode ser misturado com outros produtos, pois interferem no aroma e em outras características.
O processamento do café envolve a utilização de mesas densimétricas. O café é lançado na mesa, que tem um sistema de ventilação e é inclinada, o que faz com que os cafés mais leves sejam separados dos mais pesados. A Dínamo dispõe de modernos sistemas eletrônicos computadorizados para a classificação dos grãos.
O depósito da Dínamo na Rua Rodrigo Silva tem uma sala para recolhimento de amostras de café.
Conforme as exigências do importador, o café verde em grãos é colocado em big bags (grandes sacos) de 1.000 kg ou de 21.600 kg de capacidade.
Um contêiner de 20 pés (6 metros) de comprimento tem capacidade para 20 big bags de 1.000 kg.
O big bag com 21.600 kg de capacidade serve para armazenamento do café no interior do armazém.
Para embarque, os contêineres podem ser abastecidos de 3 maneiras:
– Sacaria de 60 kg. Um contêiner tem capacidade para 320 sacas.
– Alfa bags de 1.000 kg. Um contêiner comporta 20 alfa bags, que equivalem a cerca de 333 sacas.
– A granel, em quantidade equivalente a 360 sacas.
A Dínamo conta ainda com o Terminal de Café (T-Café) na Marginal Via Anchieta, que realiza serviços que compreendem a liga de lotes de café de diferentes regiões e a estufagem (enchimento) de contêineres com o produto. O T-Café é um Recinto Especial para Despacho Aduaneiro de Exportação (Redex).
Mais informações sobre a Dínamo podem ser conferidas no site: http://www.dinamoag.com.br