por Jânio Luiz
Qui, 03 de Abril de 2014
No último dia 22, alunos do curso de Administração do Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM), juntamente com o professor Laércio Vida, realizaram uma visita a Cooperativa dos Cafeicultores do Cerrado (Expocaccer), localizada na cidade de Patrocínio (MG).
Durante a visita os alunos conheceram os processos internos da cooperativa, os serviços prestados em comercialização, armazenamento e consultorias oferecidas aos associados. Em um primeiro momento, eles participaram de uma explicação geral sobre a cooperativa, que foi proferida pelo superintendente da Expocaccer, Sérgio Geraldo Dornelas, que esclareceu dúvidas levantadas pelos alunos, durante a palestra. Em um segundo momento, o encarregado do Departamento de Sustentabilidade, da cooperativa, Petrônio Primo, o responsável pelo Departamento de T.I., Wiles Pereira e o consultor técnico de campo do Projeto Educampo, Gabriel Avelar, abordaram com os alunos o trabalho realizado através de consultorias ofertadas aos cafeicultores associados, ao final da apresentação, os visitantes conheceram a estrutura de serviços e os armazéns.
De acordo com o professor Laércio Vida, a visita atendeu às expectativas dos alunos que sempre demonstraram interesse em conhecer a cooperativa patrocinense, devido ao seu destaque pela gestão do agronegócio café, “É importante proporcionar aos alunos visitas como esta, pois os retira de uma redoma que a sala de aula proporciona e assim eles podem perceber a gestão do macro ambiente. Sabemos que a Expocaccer é uma das principais organizações regionais no setor do agronegócio em relação à sua profissionalização e à sua estrutura. É extremamente relevante para nós visitar a Expocaccer porque esta empresa é um ponto de referência pelo seu trabalho e isto significa a excelência na gestão do café”, avalia o professor.
Sara Lucas Ferreira, aluna do sétimo período do curso de Administração, compartilha a mesma opinião de seu professor e afirma, “a visita possibilitou uma nova visão de mercado sobre a exportação de café, a relevância do agronegócio para o Brasil, a evolução desse mercado, bem como a importância das consultorias do Educampo e de certificação, instaurando uma nova visão profissional no campo para que o café da região seja, cada vez, mais reconhecido internacionalmente como um produto de qualidade”.