Alunos de curso de café da ACS provam de água com sabores doce, salgado e ácido

Alunos de curso de café da Associação Comercial de Santos enfrentam prova de água com sabores doce, salgado e ácido
 
Os 16 japoneses, um espanhol e um brasileiro, alunos do 54.º Curso de Classificação e Degustação de Café da Associação Comercial de Santos (ACS), enfrentaram uma prova de água com sabores doce, salgado e ácido, na manhã desta quinta-feira, 18 de julho de 2013, realizada na Sala de Classificação e Prova de Cafés da ACS, na Rua XV de Novembro, 137 – 3.º andar, no Centro Histórico.
 
“A prova”, explica o professor Davi Antonio Pinto Teixeira, um dos instrutores do curso, “possibilita conhecer a sensibilidade gustativa, permite avaliar com precisão a capacidade de cada aluno degustar café”.
 
A expectativa é na próxima semana os alunos do curso passarem por prova de aromas.
 
Se algum aluno não detectar adequadamente o sabor e o aroma do café, terá dificuldades para se tornar degustador, alerta o professor Davi Teixeira.
 
Para a prova de sabores, cada aluno tomou primeiro um copo de água sem sabor. Depois, experimentou três copinhos de água doce, salgada e ácida. Após saborear, tinha que lançar em uma folha o sabor que sentiu de cada copinho.
 
O 54.º Curso de Classificação e Degustação de Café da Associação Comercial de Santos começou em 1.º de julho e terminará em 25 de julho.
 
As aulas, de segunda a sexta-feira, das 8 às 10 horas, são ministradas pelos professores Davi Teixeira e Nilton Ribeiro, classificadores e degustadores de café com ampla experiência. A tradutora Sayoko Nakai faz a tradução do japonês para o português e vice-versa.
 
As aulas são supervisionadas pelo presidente da Associação Comercial de Santos, Michael Timm, e pelo coordenador da Câmara Setorial de Exportadores de Café da ACS, John Wolthers.
 
Cada edição do curso, embora mantenha uma base de informações, apresenta novos conhecimentos, com o objetivo de aprimorar sempre o programa, tanto de aulas teóricas, quanto principalmente práticas, de acordo com o professor Davi Teixeira.
 
No dia 5 de julho, ocorreu visita à Fazenda Santana, de café, em Santo Antônio do Jardim, na região de Espírito Santo do Pinhal, no Interior do Estado de São Paulo.
 
Além da visita à fazenda, o programa do curso inclui visitas à Dínamo Armazéns Gerais, a única empresa de Santos a beneficiar cafés, e à torrefadora Mitsui Alimentos, em São Paulo.

Mais Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.