Altônia PR volta a reinar na produção de café

Por: Umuarama Ilustrado

27/04/2011 
  
Altônia – Os produtores de café no município de Altônia estão vivendo um momento de puro saudosismo com a grande produção prevista para esse ano. Altônia, que já foi conhecida como a Rainha do Café no Paraná, por muitos anos andou desacreditada com a lavoura, mas a bravura de alguns agricultores associada ao preço nesse ano tem animado os produtores.
De acordo com o secretário Municipal de Agricultura, Sergio Mosconi, é apenas o começo, mas a expectativa se torna muito grande para que os demais agricultores possam investir na cafeicultura. E o secretário lembra que a administração fará de tudo para apoiar esses produtores.

O prefeito Pedrinho da Mata salientou nesta semana a importância da lavoura de café para a região, já que é uma das culturas responsáveis diretamente pela manutenção das famílias morando na zona rural, e com a diminuição das lavouras de café, muitas famílias abandonaram suas moradias causando um grande êxodo rural fazendo com que a questão habitacional sofresse um grande déficit em todos os municípios.

“Mas agora com esse início de recuperação podemos pensar positivamente que grandes lavouras de café serão novamente formadas no município”, disse. O prefeito ainda lembrou que a questão de preços de insumos e comercialização do produto depende exclusivamente do Governo Federal, mas colocou toda a estrutura da Secretaria Municipal de Agricultura para dar o acompanhamento necessário aos agricultores.

Segundo Pedrinho da Mata é importante a administração municipal manter os incentivos para os cafeicultores, pois a atividade é uma importante opção de renda no campo e encontra todos os fatores favoráveis na região do arenito caiuá. Mas os cafezais devem ser vistos agora como uma alternativa de rendas nas propriedades e não mais como a única fonte de renda como era antigamente.


 

Mais Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.