TEMPO REAL
04/01/2010
De São Paulo – Em linha com o comportamento das cotações no mercado internacional, café arábica e soja encerraram 2009 com valorizações expressivas na BM&FBovespa, mercado no qual boi gordo e milho, as outras duas commodities agropecuárias negociadas, amargaram perdas moderadas em larga medida por conta de um quadro doméstico de oferta e demanda mais confortável.
Cálculos do Valor Data baseados nas médias mensais dos contratos futuros de segunda posição de entrega (normalmente os de maior liquidez) comprados e vendidos na bolsa mostram que o café voltou a subiu em dezembro – 4,72% em relação à média de novembro – e fechou o mês com preço médio 43,49% superior ao de dezembro de 2008.
Na bolsa de Nova York, como informou o Valor na semana passada, os futuros de segunda posição subiram 29,91% na mesma comparação. A soja, que na bolsa de Chicago terminou dezembro com cotação média 19,12% mais elevada que no mesmo mês de 2008, os ganhos na BM&FBovespa foram de 26,29%.
Já o boi, que sofreu a influência da queda dos preços médios de exportação, da crise de alguns frigoríficos e da oferta gorda, caiu 6,49% na relação entre as cotações médias de dezembro; e o milho, pressionado por estoques domésticos elevados – e na contramão de Chicago – recuou 12,68%. (FL)