São Paulo, 22 de Novembro de 2005 – Cafeicultores da região da Alta Mogiana, no interior de São Paulo, estão criando a Alta Mogiana Specialty Coffees (AMSC), associação de 16 produtores de cafés especiais da região.
Cafeicultores da região da Alta Mogiana, no interior de São Paulo, estão criando a Alta Mogiana Specialty Coffees (AMSC), associação de 16 produtores de cafés especiais da região. “Nos últimos anos, a Alta Mogiana perdeu em marketing para o Cerrado e o sul de Minas. Queremos sair da sombra e ter o reconhecimento não só em qualidade, mas também em preço”, diz o ex-governador de São Paulo, Orestes Quércia, presidente da entidade.
De acordo com João Guilherme Martins, diretor de marketing da AMSC, os cafés especiais da região são negociados com ágio de 50% a 80% em relação aos similares de outras regiões. “Acreditamos que com o marketing e nossos rígidos métodos de produção e certificação, o prêmio possa aumentar em mais 35%”, diz.
A AMSC nasce com ares de clube fechado. Para fazer parte dele, os pretendentes têm que ser submetidos à aprovação dos demais associados. Além disso, o produto tem que ser certificado de acordo com um código de conduta que regulamenta não só a responsabilidade social, mas também a ambiental que os sócios precisam seguir.
A região da Alta Mogiana produz 1 milhão de sacas, das quais 60 mil são de especiais. A demanda mundial hoje é de 5 milhões de sacas de especiais e deve triplicar nos próximos dez anos, prevê Martins.
(Gazeta Mercantil/Finanças & Mercados – Pág. 12)(Lucia Kassai)