A Associação Nacional do Café da Guatemala (Anacafé), divulgou nesta quarta-feira(09) nota sobre a alta dos preços do café na Bolsa de Nova York e no mercado internacional.
Em sua nota a entidade diz que os preços internacionais do café atingiram níveis recordes em relação aos últimos 14 anos, mas para os produtores de café da Guatemala vender café a esses preços é uma ilusão inatingível.
Segundo a Anacafé a comercialização está paralisada no país, tanto no mercado interno como as venda para o mercado internacional de café por parte dos exportadores está suspenso. As razões alegadas pelos exportadores são: \”A Falta de dinheiro para comprar o café neste nível de preços; A não devolução do crédito tributário total de 2010 e parte dos quais corresponde a 2009; A lentidão das compras por parte das torrefadoras internacionais\”.
A entidade lamenta a situação dos produtores da Guatemala, que não podem vender o café, em um inicio do período de colheita, e com o café com estes \”preços incríveis\”. Os produtores estão sendo orientados a serem cautelosos e pacientes nas negociações que podem ser feitas. No mercado interno da Guatemala os preços praticados são inferiores ao mercado internacional, com este quadro se recomenda paciência enquanto o mercado se normaliza, conclui a Anacafé.