Alemanha: Venda de cafés no varejo se mantém estável

30/07/2009 – As vendas varejistas de café da Alemanha em 2009 estão estáveis apesar da recessão econômica, mas a guerra de preços entre os supermercados se intensificou, disse o presidente da associação industrial de café do país, a DKV, Holger Preibisch. “As vendas de café estão se mostrando protegidas contra a crise. Estamos tendo uma demanda de mercado muito estável com uma leve tendência ao crescimento”.


As tendências varejistas de vendas de café na Alemanha dos últimos anos estão se mantendo até agora em 2009, com forte crescimento nas bebidas de café espresso e porções individuais de bebidas de café, disse ele. As vendas de espresso aumentaram 20% com relação a 2008, parcialmente devido à maior popularidade de bebidas como latte macchiato e cappuccino em cafeterias onde o espresso é a base.


As vendas de máquinas automáticas de café de nova geração para uso doméstico ou em estabelecimentos alimentícios está aumentando a demanda por produtos em porções individuais. “Certo enfraquecimento na demanda tem sido notado em regiões isoladas, especialmente afetadas pela recessão econômica”, disse Preibisch.


As vendas nos estabelecimentos alimentícios dentro das companhias às vezes também têm sido afetadas por um grande número de firmas trabalhando por períodos menores. “Porém, as vendas de café no mercado alemão de forma geral até agora nesse ano estão estáveis ou até apresentando um leve aumento”.


No começo desse ano, as redes de supermercados que costumam oferecer grandes descontos da Alemanha começaram a usar o café como uma oferta especial para atrair as pessoas às compras. “Essa tendência tem agora se disseminado para supermercados que não são de oferecer descontos e outros varejistas”, disse Preibisch.


Na semana passada, uma rede de supermercados alemã cortou o preço de uma marca líder de café em 32%, para 2,88 euros (US$ 4,10), para embalagem de 500 gramas, quase o mesmo nível de preços dos cafés de marcas próprias dos supermercados, de cerca de 2,50 euros (US$ 3,55). O preço médio da embalagem de café de 500 gramas na Alemanha em 2008 foi de 3,84 euros (US$ 5,46).


 

Mais Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.