Publicação: 01/03/07
O PIB do agronegócio teve índice de crescimento acima do apresentado pelo Produto Interno Bruto do País no ano passado. Segundo dados divulgados ontem pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), o setor cresceu 3,2% em 2006, em comparação aos 2,9% do crescimento geral do PIB. No quarto trimestre, o salto do agronegócio foi de 6%.
Apesar do dado positivo, representantes dos produtores criticaram os dados do IBGE. “Os números não refletem a renda da agropecuária, que em 2006 só piorou”, afirma o superintendente técnico da Confederação da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (CNA), Ricardo Costa. Segundo ele, a metodologia usada pelo IBGE avalia apenas o crescimento em volume e não o aumento da renda do produtor. “Os números do CNA registraram queda de 2% porque avaliamos os preços médios reais pagos ao produtor.”
Costa está otimista em relação a 2007. “Pela previsão da safra recorde de grãos acredito que teremos um crescimento real e não apenas em volume.” Também para o presidente da Sociedade Rural Brasileira (SRB), Cesário Ramalho, os números divulgados pelo IBGE não refletem a realidade. “Apesar da recuperação dos preços e de produção, o crescimento da agropecuária ainda é pífio”, garante.