fonte: Cepea

AGROEX: SECRETÁRIO DESTACA IMPORTÂNCIA DE PRÁTICAS SUSTENTÁVEIS NO NORTE

Pequenos e médios produtores lotaram hoje (09/06) o auditório Cupuaçu do Centro de Convenções Júlio César, em Belém, para assistir a abertura do II Seminário do Agronegócio para a Exportação (AgroEx). Promovido pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, durante a Semana da Fruticultura, Floricultura e Agroindústria (Frutal), o ciclo de palestras se encerra hoje às 21h30.


Na abertura do evento, destinado a incrementar as exportações da Região Norte, o secretário de Relações Internacionais do Agronegócio do Mapa, Célio Porto, destacou a importância da Região Amazônica para a agricultura brasileira e a relevância das boas práticas produtivas para sustentar uma imagem ecologicamente correta no exterior. “Estão falando inverdades lá fora. É possível o manejo sustentável das florestas e a agricultura responsável. Precisamos mostrar isto ao mundo. A Amazônia é vista com lupas no exterior, devemos dar o bom exemplo”, assinalou.


Para ele, a agricultura na região pode ajudar a solucionar problemas sociais. “Há uma grande população que precisa de renda e emprego e o agronegócio pode proporcionar isso”. A AgroEx, segundo o secretário, é uma maneira de divulgar informações sobre oportunidades de negócios no exterior. “A nossa intenção é trazer os principais aspectos que o produtor precisa saber para exportar”. Célio Porto também destacou a importância das cooperativas no processo produtivo. “O produtor precisa de sistemas associativistas para exportar”.


A Frutal, que se encerra amanhã, tem público estimado em 20 mil pessoas. A AgroEx contou também com palestras de técnicos dos ministérios das Relações Exteriores, do Desenvolvimento, Indústria e Comércio e da Secretaria de Relações Internacionais do MAPA.


De janeiro a abril deste ano, o Pará exportou cerca de US$305 milhões em produtos do agronegócio, US$ 22 milhões só em frutas. O estado é o maior exportador da Região Norte.

Mais Notícias

Deixe um comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.