Agrishow terá “cara nova” a partir de 2008
A Agrishow 2008, que será realizada entre 28 de abril e 3 de maio próximos, em Ribeirão Preto (SP), entra, em sua 15ª. versão, numa nova etapa. Recém-empossado presidente do conselho consultivo da Agrishow, o ex-ministro da Agricultura, Roberto Rodrigues, diz que o evento terá mudanças operacionais e estratégicas. Segundo ele – um dos idealizadores da feira -, a partir deste ano, o evento passa a ser organizado pela Reed Exhiibitions Alcântara Machado, joint venture entre a maior promotora de eventos do mundo e a maior do setor na América Latina.
Até então, a Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq), uma das promotoras da feira, respondia também por toda a sua operacionalização.
As mudanças estratégicas ficam para ser executadas nos próximos anos. Segundo Rodrigues, a estrutura da Agrishow, realizada em 240 hectares de uma fazenda do governo paulista, fica dispendiosa para apenas uma feira. Os planos de Rodrigues dependerão de acordo com o governo de São Paulo. A idéia é criar uma estrutura definitiva para as áreas de eventos, negócios e de ciência e tecnologia. “Além da Agrishow, queremos fazer uma feira de sustentabilidade com as vertentes social, econômica e ambiental”, afirma. Para isso, ele diz que é necessário mais liberdade para trabalhar e negociar com o Estado os investimentos a serem feitos.
A proposta do conselho consultivo da Agrishow (composto por membros da Abimaq, Abag, Anda e Sociedade Rural Brasileira) é transformar totalmente o local que, hoje, tem condições precárias para a realização de eventos. Além da poeira, o visitante tem de conviver com a falta de banheiros, de um centro de convenções climatizado e de locais adequados para alimentação.
Segundo Rodrigues, a Agrishow, em 15 anos, teve papel relevante na transformação da agricultura brasileira. Neste ano, com 425 expositores diretos, deverá atrair mais de 130 mil visitantes e movimentar pelo menos R$ 800 milhões.
(Gazeta Mercantil/Caderno C – Pág. 7)()