fonte: Cepea

Agrishow atrai o pequeno produtor

Por: 03/05/2007 17:05:05 - Globo Rural

A mecanização já não é uma realidade somente para grandes produtores. Por meio de programas de financiamento específicos, os pequenos também estão tendo acesso à compra de máquinas.


No caso da Agrishow, metade dos negócios fechados nos eventos da marca espalhados pelo país é referente à agricultura familiar, diz o presidente da Câmara Setorial de Máquinas e Implementos Agrícolas da Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos, Francisco Matturro. A Agrishow 2007, realizada em Ribeirão Preto (SP), prevê receita de R$ 900 milhões com a venda de máquinas e prossegue até sábado.


– O pequeno produtor não tem grandes financiamentos e não carrega dívidas – afirma Matturro.


Com fábricas em Canoas e em Santa Rosa, a Massey Ferguson, que até 2005 detinha 2% dos negócios na fatia de tratores de 50 cavalos, triplicou a participação no ano passado.


– Há demanda reprimida, com a necessidade de investir para aumentar a produtividade. São estes que estão comprando – diz Fábio Piltcher, diretor de marketing da empresa.


Produtor de café em São Sebastião do Paraíso (MG), João Batista Oliveira comprou um trator Agrale 4230.4, na última quarta-feira.


– O meu já está com quatro anos. Prefiro substituir de tempos em tempos e economizar em manutenção.


Mas Oliveira não sabia que teria de esperar 40 dias para receber o equipamento. Com o aquecimento do mercado, as fábricas não conseguem suprir a demanda da pronta-entrega. Oliveira começará a colheita, no dia 20, usando a máquina antiga.


Líder neste mercado, a Agrale, de Caxias do Sul, percebe a evolução.


– A agricultura familiar não é afetada por fatores externos, como o dólar. A maioria produz hortigranjeiros, fumo, café e leite. Em 2005, vendemos 515 tratores nessa linha, e no ano passado, 715 unidades – diz o gerente de vendas de tratores da empresa, Silvio Rigoni.


Do Agrol Notícias
 

Mais Notícias

Deixe um comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.