AGRICULTURA FAMILIAR REPRESENTA 85% DA MÃO-DE-OBRA NO CAMPO

O Brasil hoje já reconhece que não é possível travar um processo de desenvolvimento sustentável, firme e com futuro sem um meio rural produtivo. Essa é a opinião do ministro do Desenvolvimento Agrário, Guilherme Cassel, ao ressaltar a importância da realização dos 50 eventos que marcam as comemorações do Dia da Agricultura Familiar em todo o País. Cassel destaca que a agricultura familiar representa 85% da mão-de-obra no campo e produz 70% dos alimentos que os brasileiros consomem no dia-a-dia. “A agricultura familiar tem muita relevância econômica e social para o País. É isso que nós vamos comemorar, ressaltar e trabalhar no Dia da Agricultura Familiar”, salienta.

Até 30 junho, o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e o Banco do Nordeste (BNB) realizam o evento com o intuito de firmar as políticas públicas do Governo Federal e levá-las a esse público. São ações como o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), de Crédito Fundiário e de Documentação da Mulher Trabalhadora Rural.

Esta semana, as comemorações do Dia da Agricultura Familiar iniciam nesta quarta-feira (10), em Santana do Ipanema (AL), com a participação do secretário de Desenvolvimento Territorial do MDA, Humberto Oliveira. Paralelamente, ocorre o 1º Seminário Territorial da Agricultura Familiar Especial do Médio Sertão, do qual devem participar cerca de 600 agricultores familiares da região, a partir das 9h, na Associação Atlética do Banco do Brasil (AABB). Na ocasião, o BNB vai contratar e liberar cerca de R$ 320 mil, no âmbito do Pronaf. Na programação, estão previstas palestras sobre os avanços da agricultura familiar no Brasil, com ênfase no Nordeste e em Alagoas.

Evento ocorre em outros três estados nordestinos

A Secretaria de Desenvolvimento Territorial (SDT) participa do Dia da Agricultura Familiar com a missão de apoiar a organização e o fortalecimento institucional dos produtores locais. A SDT também irá promover a implementação e a integração de políticas públicas por intermédio de ações como o Programa de Fomento ao Cooperativismo da Agricultura Familiar e Economia Solidária (Coopersol), o Pronaf Infra-Estrutura, os agentes de desenvolvimento, o processo de comercialização de produtos da agricultura familiar e o apoio à educação do campo. Os produtores rurais que estiverem presentes no evento poderão contar com a emissão de Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP), com a Agência Itinerante do BNB e com atividades educativas, como oficinas, palestras, apresentações e exposições sobre cultura regional, entre outras.

Na quinta-feira (11), o Dia da Agricultura Familiar será em Currais Novos (RN). Já na sexta-feira (12), as comemorações chegam a Águas Belas (PE) e a Picos (PI), neste último município com a presença do secretário de Reordenamento Agrário do MDA, Eugênio Peixoto.

Mais Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.