fonte: Cepea

Agricultura e Minas e Energia discutem estratégia para autossuficiência em fertilizantes

Adélia Azeredo


Brasília (6.8.2009) – Os ministérios da Agricultura e de Minas e Energia estão discutindo a estratégia que vai levar o País a se tornar autossuficiente em fertilizantes. Nesta quinta-feira (6), os ministros das duas pastas, Reinhold Stephanes e Edson Lobão, analisaram, em Brasília, estudo técnico sobre o potencial das jazidas no Brasil. A conclusão é que o País pode passar de importador de fósforo para exportador, em seis ou oito anos.


Além das jazidas de fósforo já dimensionadas, o estudo técnico aponta a ocorrência do mineral na divisa de Goiás com Tocantins, que pode ser a maior jazida brasileira. Em relação ao potássio, outro importante insumo agrícola do qual o Brasil é dependente externo, será preciso definir políticas para investimentos públicos e privados, assim como a implantação de projetos.


Tanto Stephanes quanto Lobão concordam que este não é projeto para uma gestão, mas pretendem construir uma proposta que resulte no marco regulatório para o setor, a exemplo do vai ser feito com o pré-sal. Técnicos dos Departamento Nacional de Pesquisa Mineral já estão encarregados de acompanhar os processos de exploração das atuais jazidas. 


 

Mais Notícias

Deixe um comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.