Agora o mercado se da conta de que não vamos ter tanto cafe, Por Zeus

12 de setembro de 2012 | Sem comentários Análise de Mercado Mercado

Zeus
sr.zeus100@gmail.com


agora o mercado se da conta de que não vamos ter tanto cafe como esperado e o ano que vem teremos o maior recorde da historia, porem para infelicidade de todos esse será negativo. Após um ano de clima ruim para as lavouras ,tivemos uma chuva em Julho que acabou com a qualidade do nosso cafe e fez com que a produção tambem diminuísse, pois varios grãos caíram , brotaram e foram perdidos no meio do barro .

Agora temos uma seca e calor , que castiga os cafezais, prejudicando com certeza a proxima safra,e não como dizem os sábios analistas , que podera prejudicar a proxima safra. Esses mesmos analistas vão voltar a se manifestar quando das primeiras chuvas , se esquecendo da seca e do calor , e como num passe de magica tudo estará resolvido.

Volto a pedir aos colegas cafeicultores que só vendam seus cafés para pagar dividas , e esperem um preço melhor, não caiam na isca lançada por especuladores e mercado, mesmo perdendo cabe a nos tentar mudar as regras do jogo , temos o cafe. A industria vai precisar de nosso cafe , então vamos lutar por uma remuneração mais justa e honesta, lembrando que o ano que vem teremos pouco café.


 


Fernando Souza Barros comentou em: 12/09/2012 19:03


 Parabéns…


 


          Prezado Companheiro
 
   São poucos os produtores com os pés no chão e pensando positivamente,sem complexo de inferioridade! Devido a sobregargas e endividamento são facilmente conduzidos a refens do negócio.Parabéns pelo seu raciocinio lógico,pois se a uma ano o estoque era próximo de zero não vai ser este ano que voltarão a te-lo.Por isto compram da mão para a boca e o que tiver,ruim bom,mais ou menos enfim! Vamos ver a frente pois ja querem comprar 2013/14 e nem compraram 2012/13 direito!! Ou seja querem fazer a tal posição na frente para tirarem o pé das compras a curto prazo e nos empurrarem com a barriga!
 
    Abraço e taé mais


 


Arnaldo Vieira 


 Produzir Café no Brasil, representa participar do Elo mais fraco da cadeia produtiva.Tem que bancar toda a espécie de Riscos,(climáticos,oscilação de mercado,financeiros,etc.) sendo que por definição é o único que tem o produto; soa incoerente, entretanto, mostra a fragilidade de nossos produtores que estão abandonados a própria sorte;portanto ,vamos nos alinhar na voz de comando de somente vender em última circunstancia, como sabiamente dito por nosso companheiro…  


Barbiere 

os bancos cobram juros caros para nosso fluxo de caixa , as cooperativas querem nosso cafe a todo custo mas ficam com o lucro do preparo e da venda, os financiamentos com juros baratos so vem depois de nos vendermos nosso cafe apreços baixos,temos quebra de safra real mas as noticias são de safra recorde, e assim poderei ficar o dia todo falando o quanto somos desamparados e prejudicados , agora nos sobrou um pouco de cafe , ainda temops dividas, e  tambem como o caro colega so venderei, meu cafe a 500,00 , mesmo que venha a perder mais um pouco , mas temos que tentar mudar as regras do jogo.


vitor

A anos, safra apos safra é sempre a mesma coisa somos obrigados a vender nosso cafe a preços abaixo do custo de produçao, e quando o mercado esta abastecido o preço sobe , manipulando um rendimento que nunca chega em nossos bolsos , produtores , vamos fazer retenção do pouco que nos restas e segurar o nosso cafe, a espera de preços melhores, se não vamos perder mais um pouco como Zeus disse , mas temos que tentar mudar as coisas.


Zeus

recorde de produção,quem se beneficia dessa proeza, mesmo que fosse verdade, o produtor so perde com essas notícias. Sou produtor de cafe a decadas e sempre fiz estimativas e laudos técnicos em minhas propriedades, para se fazer um planejamento de adubação , controle de pragas e colheita, e posso afirmar que nunca, os técnicos acertaram , e estamos fazendo estimativas para alguns hectares, sempre se estimou para mais minhas safras, no começo achava bom , sempre com a esperança de colher mais cafe, e como todos os amigos tambem faziam essas estimativas otimistas e sempre precisávamos de safras boas para um financiamento melhor , ficava ate o fim mentindo e colhendo menos do que falava, isso já aconteceu com vocês? aposto que sim. Temos essa tal de conab, que já critiquei varias vezes pela falta de credibilidade perante o mercado que sempre faz estimativas mais otimistas do que ela , e essa entidade não tem a capacidade de chegar ao final de uma safra e reconhecer que errou, divulgando um numero real e não estimativa , sobre estimativa. não estou pedindo que mintam sobre tamanho de safra , mas que sejam honesto com os produtores , que as vezes mentem sobre sua safra por vergonha com os vizinhos ou para não demonstrarem fraqueza com as instituições financeiras, que tem suas hipotecas. já dei a formula, hoje ninguem guarda cafe debaixo da cama, com medo de ser roubado ,o cafe esta nos armazéns. Todo armazém tem um controle de entrada e saída de cafe , basta fazer uma conta de mais e menos para se saber o tamanho da safra, diminuindo assim a especulação , e atravessadores que lucram com o suor do produtor.



zeus

Vamos tentar entender o que esta acontecendo:pela primeira vez em anos de produtor estou percebendo que o cafeicultor cansou de ser manipulado e explorado, hoje temos os armazéns abarrotados de cafe, e isso não quer dizer que a safra foi muito grande, pelo contrario tivemos queda de qualidade e quantidade, o que esta acontecendo é que o cafe pela primeira vez na historia depois de muito tempo esta na mão dos produtores, não fizemos cpr,trocas futuras, travamentos e etc , ao longo do ano o mercado deixou os papeis com um valor muito baixo, e o tiro saiu pela culatra.

Agora se tivermos calma e fizermos exatamente o que a industria esta fazendo a uns dois anos pelo menos , só comprar em ultimo caso ,e nos vendermos só em ultimo caso, teremos uma remuneração mais justa, e ganharemos mais respeito de hoje em diante.Vamos nos unir,fazer uma campanha , segurem seu precioso cafe, não caiam em armadilhas de fazer medias,podemos ate perder , mas não podemos perder a chance de mudar, uma situação onde todos ganham , menos o produtor.



Zeus
Crise económica X demanda, Sera que a crise   económica afeta o consumo de cafe? será que o americano acostumado a tomar seu cafezinho, vai parar ou diminuir o consumo de cafe: acredito que não, ao longo dos anos foi se  tornando habito de saúde e bem estar, com o custo de um dólar o cafezinho. Hoje tivemos o lançamento da pré venda do iphone 5 nos USA e em apenas uma hora todo estoque foi vendido, esse aparelho custa um “pouquinho” mais do que alguns cafezinhos , e esses americanos estão em crise,já possuem o iphone 1 ,2 3,4, e agora querem o 5, não pararam de consumir e nunca pararam desde que se tenha produtos bons e que agradem , esse é o único receio que tenho a respeito do cafe, recentemente estive conversando com um executivo de uma grande industria do cafe e ele me revelou que estão aumentando a quantidade de conilon em seus blends para baratear o produto, esse cafe vai ficar ruim e ai que mora o perigo ,de diminuição de consumo.O consumo vem aumentando porque o cafe se tornou uma bebida boa, com qualidade, requinte, e por isso não será facilmente substituído por achocolatados de baixa qualidade no cafe da manha,ou cortado apos um almoço, ou cortado no fim de tarde.Para que isso aconteça o americano devera estar na miséria e não em crise , assim como o europeu. Um americano, ou um europeu em crise tem muito mais dinheiro que um brasileiro de classe media , então vamos com calma sobre demanda de cafe, nos meses de Julho e Agosto o consumo de cafe diminuiu nos EUA e na Europa por conta de um verão com um calor insuportável , o cafe é uma bebida quente , apesar de se ter alguns cafés gelados, mas isso acontece com crise ou sem crise, ninguem gosta de tomar sorvete na antartica.


Meziara
Creio que a qualidade dos nossos grãos não foi tão ruim assim. É outra forma de manipulação para lançar o preço para baixo. Também segurarei meu café até o limite. Chega de exploração por manipuladores do mercado.


Carter D

Caro Zeus,
 
 Parabéns pela sua matéria e seus comentários.
 
 Em um de seus pontuais comentários que chamou muito minha atenção e me levou a analisar e pensar melhor referente à crise dos USA, onde tomo a liberdade de incluir a do EURO.
 Quando você fez um comparativo do lançamento do iphone 5, que os americanos fazem de tudo para tê-lo e sem se quer de lembrarem que estão passando por uma crise. Concordo com você referente aos novos hábitos de vida e profissional dos americanos, onde eles não vão diminuir ou muito menos pararem de consumir o seu cafezinho de todos os dias, conforme é sugerido pelos carrascos especuladores.
 Também sou produtor e desde o ano passado estou trabalhando e fazendo de tudo para segurar minha safra, somente realizando quando tenho a real necessidade.
 
 PRODUTORES: Vamos nos atentar, vamos segurar nosso produto e somente vender o que for necessário neste período de projeções especulativas!!!
 Abraço
 

Mais Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.