São Paulo, 19 – Pesquisadores do Instituto Agronômico (IAC-APTA) e do Instituto Biológico (IB-APTA), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, participam nesta quarta-feira (19), na Cooperativa Regional de Cafeicultores em Guaxupé (Cooxupé), no sul de Minas, do evento “Mudanças climáticas e problemas fitossanitários do cafeeiro”.
O encontro, destinado a cafeicultores, consultores, agrônomos, técnicos agrícolas, estudantes e outros interessados, tem o objetivo de discutir o comportamento de doenças e pragas do cafeeiro, frente às mudanças climáticas previstas para os próximos anos.
Também serão apresentados estudos em andamento abrangidos pelo projeto nacional em rede denominado Climapest, desenvolvido pela Embrapa Meio Ambiente em parceria com o IAC e o IB. Tais pesquisas visam prever o efeito dessas mudanças climáticas sobre os principais problemas fitossanitários da cultura do cafeeiro.
Os estudos se baseiam no comportamento de pragas e doenças nas diversas regiões produtoras de café arábica do Brasil e nas principais alterações climáticas previstas para estas regiões. O evento será realizado das 8 às 18 horas, na sede da Cooperativa Regional de Cafeicultores em Guaxupé (Cooxupé).