A Ag Solve está disponibilizando para o setor agrícola brasileiro uma linha de produtos que vem revolucionando a agricultura irrigada nos EUA há alguns anos. Trata-se do “Sistema ECH2O” para monitoramento de áreas irrigadas.
O sistema consiste em uma série de equipamentos de alta qualidade e relativo baixo custo, para monitoramento de condições meteorológicas e umidade de solos em áreas irrigadas e cultivos protegidos.
A Ag Solve Monitoramento Ambiental, empresa sediada em Indaiatuba (SP), especilizada em instrumentação para controle ambiental, lançou recentemente no mercado brasileiro uma nova linha de equipamentos voltada ao monitoramento de variáveis edafoclimáticas (solo e clima), com foco em cultivos protegidos e áreas irrigadas. A instrumentação é oriunda da empresa americana Decagon Devices e a Ag Solve detêm a distribuição exclusiva da linha Decagon em território brasileiro.
Manejo mais racional e eficienteChamado ECH2O, o sistema é composto basicamente por sensores agrometeorológicos e de temperatura e umidade do solo de baixo custo, que possibilitam a aferição das principais condições ambientais que impactuam a atividade agrícola como: temperatura e umidade do ar, precipitação (chuvas) e umidade do solo, dentre outros. Com o monitoramento, o usuário consegue acompanhar o comportamento da dinâmica hidrológica nas áreas de plantio, o que resulta num manejo mais racional e eficiente dos sistemas de irrigação.
“A chave está na definição do balanço hídrico no propriedade. Conhecendo a quantidade de água de chuvas, a água evapotranspirada e principalmente a água retida no solo (umidade do solo), o produtor poderá definir exatamente quando e quanto irrigar, garantindo uma economia de água e energia elétrica próxima dos 35%”, complementa o engenheiro agrônomo Marcelo Piagentini, gerente comercial da Ag Solve.
A empresa já recebeu os primeiros pedidos e espera focar em mercados como: cultivos protegidos (flores e flv), sucroalcooleiro, citricultura, ensino e pesquisa, e outras culturas como grãos e café.
Maiores informações sobre a linha Decagon podem ser obtidas no site da Ag Solve:
www.agsolve.com.br